Uma Igreja Sinodal e Samaritana

Programa Pastoral 2020/2023

DACS com Agência Ecclesia | 22 Mai 2020
Reportagem do Expresso vence Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão
“O adeus aos monges da Cartuxa” foi o trabalho distinguido.
  © António Pedro Ferreira/Expresso

A reportagem do Expresso sobre a saída dos monges da Cartuxa de Portugal venceu a edição de 2020 do Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão. O prémio foi anunciado esta sexta-feira.

reportagem do Expresso ‘Cartuxa: o adeus dos peregrinos do silêncio’, abordou a saída destes religiosos de clausura do país, em Outubro de 2019. O trabalho tem texto de Christiana Martins, fotografia de António Pedro Ferreira e vídeo e edição de José Cedovim Pinto.

Christiana Martins reagiu à distinção numa reunião online promovida hoje pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.

“Foi um trabalho muito importante, que me tocou muito”, assinalou a jornalista, destacando o impacto do “silêncio” dos monges. “Tentei ouvir o seu silêncio, justamente porque não pude entrar”, acrescentou.

Foram também distinguidos, a título honorário, o programa 70×7, nos 40 anos de emissão na RTP, e os jornais centenários Notícias da Covilhã e Jornal da Beira.

O Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão é uma iniciativa da Igreja Católica em Portugal e é atribuído pelo o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, em parceria com o Grupo Renascença Multimédia.

D. Manuel Falcão (1922-2012) foi bispo auxiliar de Lisboa e bispo de Beja, criou o Secretariado de Informação Religiosa e foi pioneiro do trabalho da Igreja Católica em Portugal nos meios de Comunicação Social, a partir dos anos 60 do século XX.

Departamento para a Comunicação Social