DACS com Agência Ecclesia | 21 Mai 2020
Escuteiros vão celebrar aniversário com o primeiro ACANTONAC
Para o ACANTONAC estão agendadas actividades para serem realizadas na segurança do lar e, ainda assim, aproximar os participantes.

O aniversário do Corpo Nacional de Escutas (CNE) vai ser celebrado com o primeiro Acantonamento Nacional, entre os dias 22 e 24 de Maio, que vai contar com “muitas actividades e diversão”.

Na celebração do 97º aniversário do CNE, os “mais de 70 mil escuteiros portugueses são desafiados” a viver o primeiro ACANTONAC, “uma actividade que promete mostrar que o escutismo é um movimento capaz de se adaptar e renovar em qualquer época ou situação”, diz a associação coordenadora do escutismo católico português.

Tendo por base a ideia do habitual ACANAC – o Acampamento Nacional –, esta actividade é a “primeira vez que algo do género é feito e vem responder a uma das principais necessidades da maior associação de jovens do país: criar uma oferta educativa de âmbito nacional, durante a pandemia, que una a associação em torno do seu aniversário e que mantenha a ligação entre os jovens e o movimento”.

Os escuteiros serão chamados “a cumprir desafios escutistas” a partir das suas casas e desde a “criação de abrigos até à ginástica matinal, jogos de códigos, e até mesmo de um fogo de conselho (a grande festa final de cada acampamento)”, de acordo com o CNE.

Numa parceria com a Cáritas Portuguesa, para a celebração dos 97 anos do CNE, foi criada uma insígnia que todos os escuteiros poderão adquirir e que marca a sua participação no 1º ACANTONAC e a “totalidade dos fundos angariados nesta acção” vão reverter a favor da Cáritas Portuguesa.

Para os escuteiros acima dos 18 anos, está reservada ainda uma outra “acção especial”: na impossibilidade da habitual recolha de alimentos em supermercados pelo Banco Alimentar Contra a Fome, estes escuteiros e adultos vão fazer, nas suas sedes, uma angariação de alimentos, uma acção que está a decorrer de 16 a 28 deste mês.