Arquidiocese de Braga -

13 março 2020

Comunicado do Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim

Fotografia

Suspende toda a atividade pastoral no Arciprestado.

\n

O Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, baseando-se nas deliberações da Conferência Episcopal Portuguesa, Arquidiocese de Braga e autoridades civis, informa o seguinte: 

  • toda a atividade pastoral no Arciprestado está suspensa

Onde for possível, as igrejas manter-se-ão abertas para aqueles que, a título individual, queiram rezar. 

SACRAMENTO DO BATISMO 

O Arciprestado recomenda a não realização do mesmo, até nova reavaliação. A ter de se realizar, decorrerá, apenas, na presença da família direta. 

SACRAMENTO DO MATRIMÓNIO

O Arciprestado recomenda a não realização do mesmo, até nova reavaliação. A ter de se realizar, decorrerá, apenas, na presença da família direta e das pessoas indispensáveis à realização do mesmo.

CELEBRAÇÃO DAS EXÉQUIAS

Cada paróquia disponibilizará o espaço mais adequado para se realizar o velório, apenas no dia do sepultamento, e pelo mínimo período possível. Alerta-se, ainda, para a necessidade de se cumprirem as normas de proteção individual, emanadas pela DGS.

À hora marcada, o ministro da Igreja fará a Última Encomendação e Despedida (sem missa) conforme o Ritual das Exéquias. De seguida, os elementos da agência funerária farão o levantamento do féretro para o cemitério, sem acompanhamento processional. 

VISITA AOS DOENTES E IDOSOS

A visita aos doentes e idosos, realizada pelos Ministros Extraordinários da Comunhão ou pelo pároco, está suspensa, salvo em caso de necessidade, a combinar com o pároco.

GRUPOS DE AÇÃO SÓCIO-CARITATIVA

Apela-se aos grupos de ação sócio-caritacva que mantenham a sua acvidade, com as devidas precauções, sem deixar de socorrer os mais necessitados.

Cientes de que a todo o momento poderemos ter a obrigação de proceder a novos comunicados, reforçamos que a Igreja continua ao lado de todos aqueles que necessitam e solicitem a sua ajuda, nas mais variadas formas. 

Que este seja um tempo de reflexão, contactando o pároco em caso de necessidade, bem como de redescoberta da nossa vida espiritual e humana, fazendo com que as nossas famílias sejam verdadeiras “Igrejas domésticas”. 

Neste tempo, no qual somos convidados a parar e a nos resguardarmos, sugiro a consulta dos vários locais de comunicação paroquial, bem como: 

  • https://www.vaccannews.va/pt.html 

  • http://arquidiocese-braga.pt/ 

  • https://www.facebook.com/arciprestado.vcd.pvz/ 

  • https://agencia.ecclesia.pt/ 

  • https://laboratoriodafe.pt/ 

  • https://www.passo-a-rezar.net/

Invocando a proteção de Nossa Senhora da Saúde, termino com as palavras do Sr. Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga: “A todo este empenho juntemos a oração. Rezemos ao Senhor, que, por mediação da Sua e nossa Mãe, se compadeceu de todos os frágeis e doentes, para que dê alívio e cure todos os infetados, anime os que deles cuidam, ajude os investigadores a encontrar os meios de cura, e a todos nos dê saúde e sensibilidade para o cuidado compassivo dos enfermos e para evitar que a doença se espalhe”. 

 

ORAÇÃO PELO FIM DESTE FLAGELO

Senhor Jesus, Salvador do mundo, 

esperança que não conhece a desilusão, 

tem piedade de nós e livra-nos do mal! 

A Ti imploramos a vitória 

sobre o flagelo deste vírus que está a alastrar, 

a cura dos doentes, 

a proteção dos que estão sãos, 

o auxílio para quem presta cuidados de saúde. 

Mostra-nos o Teu Rosto de Misericórdia 

e salva-nos com o Teu grande amor. 

Tudo isto te pedimos por intercessão de Maria, 

Tua e nossa Mãe, que fielmente nos acompanha! 

Tu que vives e reinas pelos séculos dos séculos. 

Amen! 

(† Bruno Forte) 

 

Balasar, 13 de março de 2020.

Pe. Manuel Casado Neiva, arcipreste. 

 

([email protected])