Arquidiocese

Uma Igreja Sinodal e Samaritana

Programa Pastoral 2020/2023

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
12 Mar 2020
Novos capitulares
Nomeação de novos capitulares da Sé Catedral.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

A Igreja, caminhando na história e no tempo, vai sublinhando alguns aspetos da sua essência e propondo-os, para bem do Povo de Deus e do seu agir pastoral, como referência e meta a atingir.

Após o Concílio Vaticano II, a colegialidade e a sinodalidade entraram nos paradigmas eclesiais e determinam hoje o modo como a Igreja se situa perante um mundo exigente e complexo.

Sabemos que a sinodalidade significa “caminhar juntos” e que a colegialidade une pessoas e vontades na aventura de uma corresponsabilidade que potencia a eficácia dos trabalhos e favorece o testemunho cristão. A Arquidiocese de Braga tem feito um esforço muito grande por renovar as suas estruturas dentro desta lógica.

Renovando as estruturas, é de esperar que a pastoral ofereça a alegria de “ser corpo” e que, caminhando “junto com todos”, manifeste respostas credíveis para a edificação do Reino de Deus.

O Cabido, como colégio de consultores, é o órgão que cuida da Sé Catedral e um conselheiro permanente do Arcebispo. É, por isso, uma instância de permanente corresponsabilidade neste horizonte de Igreja sinodal. Rejuvenescer a instituição significa a certeza de uma maior consciência na colaboração do governo de toda a Arquidiocese.

Certo da importância deste órgão, procedo à nomeação de novos capitulares:

– Pe. Mário Martins Chaves Rodrigues,

– Pe. Eduardo Jorge Gomes da Costa Duque.

 

Braga, 12 de março de 2020

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

 
PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190