DACS | 28 Fev 2020
Relatório nacional "Caritas cares" apresentado em Lisboa
Documento destaca as barreiras legais, obstáculos burocráticos e outras dificuldades enfrentadas no acesso à habitação, educação e cuidados de saúde, emprego e outros serviços básicos.

A Cáritas Portuguesa e a Cáritas Europa apresentam no próximo dia 3 de Março, às 9h30, no Centro de Congressos de Lisboa, o relatório nacional “Caritas Cares”.

O documento “Cáritas CARES” destaca "as barreiras legais, obstáculos burocráticos e outras dificuldades que as pessoas vulneráveis enfrentam no acesso à habitação, educação e cuidados de saúde, emprego e outros serviços básicos. Para enfrentar esses desafios, o relatório da Cáritas Europa, onde Portugal está integrado, recomenda aos Estados-Membros que garantam o acesso aos direitos sociais, especialmente para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade."

Para além dessas recomendações, o relatório afirma ainda que a Comissão Europeia deve promover "o intercâmbio de boas práticas para enfrentar quaisquer barreiras legais e obstáculos burocráticos" que possam impedir ou dificultar o acesso aos serviços.

"A Cáritas acredita que uma mudança gradual em direção ao acesso universal a serviços, juntamente com uma abordagem individual personalizada na prestação de serviços, são etapas vitais para um combate efectivo à pobreza", afirmam os responsáveis.

O documento surge em antecipação à Semana Nacional Cáritas, que se assinala de 8 a 15 de Março.

Palavras-Chave: