Catequese Digital

DACS com Tribunal Eclesiástico | 31 Jan 2020
D. Jorge Ortiga pede consciência, responsabilidade e escrúpulo ao Tribunal Eclesiástico
Arcebispo Primaz esteve, esta Quinta, na sessão solene de abertura do ano judicial do Tribunal Eclesiástico Metropolitano Bracarense.

D. Jorge Ortiga afirmou, na abertura do ano judicial do Tribunal Eclesiástico, que esta instituição tem que ser cada vez mais consciente, responsável e escrupuloso com a aplicação das orientações canónicas”.

Na sessão solene, o Arcebispo de Braga referiu também a importância de olhar para as famílias com outras perspectivas e com o sentido da fé”, no sentido de criar condições para que o viver em família proporcione a felicidade e o seio familiar seja o espaço de amor para todos os membros”.

Também no papel de moderador do Tribunal Eclesiástico, D. Jorge Ortiga destacou – inspirado por palavras do Papa Francisco – a necessidade de empenho de todos os tribunais da Província Eclesiástica de Braga “num trabalho em modo sinodal que deve tocar a pastoral familiar e os serviços diocesanos, as paróquias e todos cristãos”, para que todos se sintam “dignos de iluminar os outros”.

O Pe. Mário Martins, vigário judicial, lembrou que “urge uma maior consciencialização de todos, pois exige-se uma maior capacidade de estarmos ao lado dos reais problemas das pessoas e ajudarmos, em tantas circunstâncias, à sua reconciliação.”

“Destaca-se a exigência de colaboração a todos os níveis e nos mais diversos âmbitos da vida eclesial, como, por exemplo, no caso do acompanhamento das famílias, com a Pastoral Familiar, para a formação e preparação dos casais, apostando na catequese pré e pós-matrimonial, num suporte perante as dificuldades e crises e também no acompanhamento nas situações ditas irregulares”, desenvolveu o sacerdote.

Departamento para a Comunicação Social