Arquidiocese

Programa Pastoral
2019/2020

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
28 Set 2019
Audiência do Papa às crianças do Centro Social Pe. David de Oliveira Martins
Discurso do Papa Francisco ao Centro Social Pe. David de Oliveira Martins
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Queridos irmãos e irmãs! 

A todos vos saúdo e agradeço a Dom Jorge as amáveis palavras de saudação e apresentação desta bela dádiva de Deus, desta maravilha que é o Centro Centro Social de Ruílhe. O mesmo é fruto sobretudo do óbolo oferecido pelo povo humilde e generoso em resposta ao apelo do Padre David de Oliveira Martins. Não pedia para si; pedia para os irmãos, que lhe estendiam os braços à procura de ajuda. Deus concedeu-lhe a graça de tocar o coração dos pobres e humildes, desencadeando por todo o lado a revolução da ternura, sob a bandeira «As crianças do Padre David!». De Roma, levai um abraço meu para os assistidos e os assistentes da Instituição nas suas diversas valências ao serviço da infância, da juventude, dos pobres e dos idosos. Como embaixadores do amor que tendes à Igreja e do bem que me quereis, enviastes os mais pequeninos. Obrigado, Padre Manuel Joaquim!

O vosso caminho leva-vos a olhar juntos o futuro: não olhar sozinhos, nem para vós mesmos. Como ensina Paulo, «o presente ou o futuro, tudo é vosso. Mas vós sois de Cristo e Cristo é de Deus» (1 Cor 3, 21.23). Vós sois de Cristo! É o sentido profundo da vossa história até ao dia de hoje, mas é sobretudo a chave para enfrentar o futuro. Sede sempre de Cristo na oração, no cuidado dos seus irmãos mais pequeninos. Não tenhais medo de participar na revolução a que Ele vos chama: a revolução da ternura (cf. Exort. ap. Evangelii gaudium, 88). Cristo caminha convosco e guiar-vos-à.

Antes de vos saudar de forma mais pessoal, quero assegurar a todos e cada um a minha afetuosa solidariedade. Nunca deixeis que o passado vos determine a vida. Olhai sempre para diante. Trabalhai e lutai para conseguir as coisas que vós quereis. E que jamais algum de vós se sinta sozinho; na verdade, compete a todo o homem, criado à imagem de Cristo, fazer-se próximo do seu vizinho. Deus vos conceda ser uns para os outros portadores da sua misericórdia, ternura e amor. E que Ele abençoe o Centro Social Padre David, com quantos abriga e todos os que o gerem, dinamizam e apoiam. Rezo por vós; e vós rezai por mim! Obrigado.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190