Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
28 Set 2019
Audiência do Papa às crianças do Centro Social Pe. David de Oliveira Martins
Discurso do Arcebispo Primaz na audiência privada do Papa Francisco ao Centro Social Pe. David de Oliveira Martins
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Santidade, 

Permita-me que, em nome das crianças do Centro Social Padre David de Oliveira Martins, exprima o grande sentimento de alegria e de profunda gratidão por este encontro do Pastor com as suas ovelhas preferidas: as crianças que, fruto de circunstâncias variadas, não podem sentir o carinho e a ternura dos seus pais. 

Cada um tem a sua experiência de dor e sofrimento. No Centro são acolhidas com um amor concreto de verdadeira preparação para as responsabilidades da vida. O trabalho dos profissionais está marcado por muita solicitude. Não se ficam no profissionalismo, mas oferecem um ambiente familiar onde o coração oferece tudo o que é necessário para a vida assim como a lógica de um amor gratuito e desinteressado. Também a Direção do Centro, constituída apenas por voluntários, dedica o seu tempo e, particularmente, uma imaginação criativa para que viver no Centro proporcione felicidade através de uma educação nas exigências do amor de Cristo pelos mais abandonados e marginalizados pela sociedade. 

Aqui, alguns profissionais e alguns dirigentes que acompanham estas crianças são a garantia da certeza de que o Centro dará tudo para que as crianças possam ter uma plena integração na sociedade. Com as crianças e para as crianças continuaremos a gritar que só o amor oferece dignidade a todos. 

A ideia desta visita nasceu quando, na celebração dos 60 anos de existência do Centro, as crianças foram mimadas pela visita do Sr. Presidente da República Portuguesa. No momento foi espontâneo manifestar o desejo de um encontro com o Santo Padre. Faltava qualquer coisa para que a alegria fosse completa. Peço desculpa por, neste momento, acrescentar mais duas ideias. 

Olhando para o pioneirismo do Pe. David de Oliveira Martins, nesta aventura de bem fazer, tenho alegria em afirmar que a Arquidiocese de Braga tem uma rede de assistência social espalhada por todas as suas regiões. São a certeza de que a Igreja está com os mais necessitados e de que reconhecemos que a nossa missão apenas está completa quando articula anúncio alegre e celebração festiva da fé com o exercício quotidiano da misericórdia nas suas mais variadas vertentes. 

Trago, por isso, para Vossa Santidade, a certeza de que continuaremos a percorrer os caminhos da pobreza e marginalidade dando consolação e alegria a quantos delas estão privados. 

 Por último, quero aproveitar o momento para agradecer a Vossa Santidade a Canonização equipolente de São Bartolomeu dos Mártires. No dia 10 de Novembro teremos, na vetusta Catedral de Braga, uma Solene concelebração, presidida pelo Sr. Cardeal Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Ângelo Becciu, com a presença de quase todo o Episcopado Português. Na Arquidiocese consideramos S. Bartolomeu dos Mártires o patrono da reforma eclesial. Com isto queremos caminhar para uma Igreja mais fiel ao evangelho em íntima comunhão e unidade com Vossa Santidade.

Santo Padre, muito obrigado por este momento de festa e emoção com estas crianças. Elas saberão recordar este momento e estarão a exigir à Arquidiocese de Braga que faça muitas coisas novas para a sua renovação mas que, sobretudo, se deixe apaixonar por Cristo, crescendo numa intimidade permanente para que o mundo acredite por causa do amor, a Deus e ao próximo, que queremos testemunhar. 

Que Santa Maria de Braga, que nos acompanha desde tempos imemoriais, acompanhe Vossa Santidade na difícil tarefa de sucessor de Pedro. Da nossa parte asseguramos toda a unidade e comunhão e rezamos para que nunca se sinta sozinho. 

Muito obrigado Santo Padre, 

Que o Senhor o abençoe sempre.

 

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190