DACS com Agência ECCLESIA | 11 Jun 2019
Américo Oliveira é o novo coordenador nacional da LOC/MTC
Américo Oliveira, de Braga, foi eleito coordenador nacional da LOC/MTC para o próximo triénio.
  © LOC/MTC

A Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) realizou, em Fátima, o XVII Congresso Nacional para eleger os novos coordenadores nacionais e analisar o impacto da tecnologia no mundo laboral.

Américo Oliveira, de Braga, foi eleito coordenador nacional da LOC/MTC para o próximo triénio e Alice Marques, de Aveiro, vice-coordenadora nacional.

O Congresso Nacional teve por lema “Dignificar o Trabalho na Era Digital” e contou a participação de Carlos Costa Gomes, da Universidade Católica Portuguesa, que afirmou que, mesmo com os avanços da tecnológicos, é importante que “as pessoas continuem a ser pessoas”.

“Somos chamados a viver de acordo com os nossos valores e as nossas crenças e não de acordo com algoritmos. A tecnologia segue a lógica e não a felicidade e realização pessoal, por isso, se queremos um mundo mais humano, não podemos deixar as decisões nas mãos dos outros”, afirma a LOC/MTC.

De acordo com o comunicado final do congresso, o professor da UCP lembrou que, “tal como Jesus Cristo afirmou em relação ao sábado, também ‘a tecnologia foi feita para o homem e não o homem para a tecnologia’”.

O XVII Congresso Nacional da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos realizou-se em Fátima e contou com a presença de cerca de 180 participantes, entre militantes e “convidados de diversas organizações eclesiais e civis, nacionais e internacionais”.