DACS com Comissão da Semana Santa de Braga | 19 Mar 2019
Arrancou a Rede Europeia da Semana Santa
A intenção é apresentar uma candidatura a um futuro Itinerário Cultural Europeu, do Conselho da Europa.
  © Comissão da Semana Santa de Braga

Braga acolheu ontem o II Fórum e Assembleia Constituinte da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa. Depois de várias horas de trabalho, representantes de cidades de Portugal, Itália, Malta, Espanha e Eslovénia assinaram a Acta Fundacional da Rede.

Esta rede europeia das Semanas Santas e celebrações da Páscoa é formada como uma associação sem fins lucrativos, aberta a todas as religiões e crenças que comemoram a paixão e ressurreição de Jesus Cristo e cujo património cultural é um ponto de referência nas suas respectivas regiões e/ou países.

A associação quer congregar esforços e aproveitar sinergias na consolidação de um modelo de conservação e difusão do património material e imaterial da Semana Santa e Páscoa, ao mesmo tempo que promove estas expressões, dos diferentes membros e áreas geográficas envolvidas, como destinos turísticos de qualidade.

A intenção é também apresentar uma candidatura a um futuro Itinerário Cultural Europeu, do Conselho da Europa. Um itinerário cultural europeu é uma rota que abarca países e regiões e que se organiza em torno de um tema cuja história, interesse artístico e cultural é claramente europeu, seja pela sua localização geográfica ou pelo seu conteúdo e significado.