DACS com SNSC | 9 Out 2018
Seminário de Nossa Senhora da Conceição condecorado pelo Presidente da República
Cerimónia da condecoração decorreu esta terça-feira, dia 9 de Outubro, às 18h00, no Palácio de Belém, em Lisboa.
  © PR

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, atribuiu a Ordem de Mérito na Instrução Pública ao Seminário de Nossa Senhora da Conceição, também conhecido como Seminário Menor de Braga, inaugurado no dia 14 de Novembro de 1924, respondendo, assim, a um pedido efectuado quando a instituição assinalou os seus 90 anos.

A cerimónia da condecoração decorreu esta terça-feira, dia 9 de Outubro, às 18h00, no Palácio de Belém, em Lisboa, contando com a presença de elementos da direcção do Seminário de Nossa Senhora da Conceição, encabeçada pelo Reitor, Pe. Mário Martins, e de uma delegação da Associação dos Antigos Alunos dos Seminários de Braga, liderada pelo presidente, José Maria Lima da Cruz.

No decorrer desta condecoração, o Presidente da República afirmou que as instituições que servem a sociedade portuguesa, como aconteceu e acontece no caso do Seminário de Nossa Senhora da Conceição, são dignas de receber a insígnia da Ordem de Mérito na Instrução Pública, uma distinção honorífica que honra não apenas a instituição, mas também a sociedade portuguesa. “Na verdade, devemos todos sentir-nos honrados e sobretudo agradecidos pela instrução, formação e educação proporcionadas a tantas pessoas, um preciosíssimo contributo ao serviço e construção da sociedade a que todos nos orgulhamos de pertencer, seja pelo empenho do passado seja pelo compromisso futuro que este galardão também significa”, explicou.

Tendo estado presente e recebido das mãos do Presidente da República a referida condecoração, o Pe. Mário Martins começou por agradecer o gesto que surge na sequência do convite feito pela Associação dos Antigos Alunos dos Seminários Arquidiocesanos de Braga, a propósito da comemoração dos 90 anos da casa recentemente celebrados.

Neste contexto entendeu ser oportuno explicar a real origem que abre caminho à “extraordinária história” dos Seminários Arquidiocesanos de Braga. “Estamos a condecorar uma instituição por ocasião dos seus 90 anos, não obstante a maior longevidade que caracteriza a história dos nossos Seminários e desta casa ou instituição do Seminário Menor. Na verdade, Braga possui um Seminário Conciliar porque, como provam os dados históricos, é o primeiro do mundo, construído como consequência dos decretos tridentinos, ou seja, emanados do Concílio de Trento, que instituiu os Seminários Maiores e Menores para a formação dos futuros sacerdotes nas diferentes dioceses. Sabemos que esta iniciativa teve como grande mentor o então arcebispo de Braga, D. Frei Bartolomeu dos Mártires, em inícios da segunda metade do séc. XVI, a caminho de completar cinco séculos”, afirmou o sacerdote.

“O Seminário de Nossa Senhora da Conceição narra, com a gramática dos afectos e das vidas que se cruzaram, a história de um caminho de incomensurável riqueza, feito pelos mais de 9000 seminaristas que passaram pela história mais recente destes 90 anos, dos quais 1500 receberam o ministério ordenado, dos quais, mais tarde, alguns receberam a ordenação episcopal ou foram elevados ao cardinalato. De facto, ao longo destas nove décadas, o Seminário de Nossa Senhora da Conceição instruiu, formou e educou milhares de jovens provenientes desta região norte do país. Mesmo os jovens que não seguiram a vocação sacerdotal tiveram, em muitos casos, oportunidades profissionais diversas, tornando possível um serviço diferenciado e muito útil à nossa sociedade. O motivo principal desta condecoração pretende, por isso, reconhecer, publicamente, o papel único e o valioso mérito que este Seminário desempenhou na formação deste grande número de jovens, assim como o seu precioso contributo ao serviço da construção da sociedade portuguesa ao longo destes, agora, mais de noventa anos da sua existência”, continuou.

“O momento que estamos a viver recorda-nos que o Seminário, mais do que um edifício, é sobretudo uma comunidade aberta ao mundo, em permanente intercâmbio com a sociedade onde se insere. O Seminário constitui-se como uma comunidade humana, eclesial, diocesana, educativa, em processo, onde o discernimento, por princípio, em ordem à formação de futuros sacerdotes, além de comportar as dimensões intelectual e académica, abarca ainda outras dimensões fundamentais: a humana, a espiritual, a comunitária e a pastoral”, concluiu o responsável.