Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 24 Jul 2018
"Turista ou Peregrino?" no Museu Pio XII
Iniciativa acontece no âmbito da exposição "S. Bento em S. Bento da Porta Aberta e Nós", patente no Museu até dia 28, e tem entrada livre.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

No dia 25 de Julho, pelas 21h00, decorre no Museu Pio XII a conferência "Turista ou Peregrino?", proferida por José Carlos Miranda, docente da Universidade Católica Portuguesa. 

A iniciativa acontece no âmbito da exposição "S. Bento em S. Bento da Porta Aberta e Nós", patente no Museu até dia 28, e tem entrada livre.

"O que distinguirá o turista e o peregrino? Fundamentalmente, a motivação. Mas, mesmo nesta, há uma área de coincidência ou intersecção, que é a do lazer ou da dimensão lúdica e estética da cultura. Onde eles são diferentes é na inversa direcção do lazer que procuram. De um lado um lazer-diversão; de outro um lazer-conversão. A complexidade do bom produto de turismo religioso está em conseguir satisfazer quer os extremos, quer as gamas intermédias de ambas as procuras; porque só assim se poderá facultar ao «cliente» a possibilidade de superar a falsa alternativa deste título. Porque turista e peregrino podem e devem coincidir…", indica a nota informativa sobre a Conferência.

A Festa de S. Jorge de Victória, capital da Ilha de Gozo (Malta), irá ser apresentada como exemplo concreto de um “produto de turismo religioso”.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190