Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 24 Jul 2018
"Turista ou Peregrino?" no Museu Pio XII
Iniciativa acontece no âmbito da exposição "S. Bento em S. Bento da Porta Aberta e Nós", patente no Museu até dia 28, e tem entrada livre.

No dia 25 de Julho, pelas 21h00, decorre no Museu Pio XII a conferência "Turista ou Peregrino?", proferida por José Carlos Miranda, docente da Universidade Católica Portuguesa.

A iniciativa acontece no âmbito da exposição "S. Bento em S. Bento da Porta Aberta e Nós", patente no Museu até dia 28, e tem entrada livre.

"O que distinguirá o turista e o peregrino? Fundamentalmente, a motivação. Mas, mesmo nesta, há uma área de coincidência ou intersecção, que é a do lazer ou da dimensão lúdica e estética da cultura. Onde eles são diferentes é na inversa direcção do lazer que procuram. De um lado um lazer-diversão; de outro um lazer-conversão. A complexidade do bom produto de turismo religioso está em conseguir satisfazer quer os extremos, quer as gamas intermédias de ambas as procuras; porque só assim se poderá facultar ao «cliente» a possibilidade de superar a falsa alternativa deste título. Porque turista e peregrino podem e devem coincidir…", indica a nota informativa sobre a Conferência.

A Festa de S. Jorge de Victória, capital da Ilha de Gozo (Malta), irá ser apresentada como exemplo concreto de um “produto de turismo religioso”.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social