Arquidiocese

Subsídios Semeadores de Esperança (2018/2019)
[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 16 Abr 2018
Mestrados em Filosofia apresentam novidades
Especializações em Filosofia da Religião e em Ética e Filosofia Política têm nova estrutura formativa. Especialização em Estética e Teoria das Artes é novidade.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Universidade Católica Portuguesa), em Braga, somou uma nova especialização aos Mestrados em Filosofia: Estética e Teoria das Artes. Esta oferta vem juntar-se às já existentes, Filosofia da Religião e Ética e Filosofia Política, que apresentam também algumas novidades.

"Esta nova especialização vem enriquecer e aumentar a oferta formativa da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (UCP-Braga), e sobretudo, vem responder a uma área do conhecimento filosófico e da experiência humana cada vez mais determinante na cultura, na sociedade e na vida de cada ser humano, ou seja, a área dos valores estéticos, da experiência da beleza, do lugar e da função da arte, da formação do gosto, da educação estética. Uma área que se entrecruza com as já existentes, da religião, da política, da ética", explicou ao DACS o Professor Carlos Morais, responsável pela coordenação do mestrado.

Na nova estrutura das duas especializações já existentes, o plano de estudos do mestrado passa a integrar um semestre de formação comum às três especializações, constituído por três unidades curriculares: Filosofia e Cultura Contemporânea, Questões Fundamentais de Ética e Arte, Religião e Sociedade.

O segundo semestre lectivo é constituído por três unidades curriculares específicas de cada um dos domínios de especialização. Para além dos dois lectivos, o Mestrado comporta mais dois semestres dedicados à elaboração da Dissertação, acompanhada por um orientador.

"Creio que podemos afirmar que, com estas alterações, o nosso Mestrado em Filosofia sai muito enriquecido porque permite formular, simultaneamente, uma visão holística e globalizante das grandes temáticas transversais, com as unidades curriculares do 1º semestre. Mas garante também um aprofundamento científico minucioso, com as unidades curriculares específicas a cada uma das áreas do conhecimento e da reflexão sobre o fenómeno religioso, ético-político e artístico", afirmou Carlos Morais.

O responsável apontou ainda uma característica que considera "singularizar positivamente este mestrado": o regime escolar é baseado na orientação tutorial, no acompanhamento "muito personalizado" de cada mestrando, com um mínimo pedagogicamente adequado de sessões plenárias. "Este esquema, em razão da sua versatilidade, permite optimizar as disponibilidade de tempo e os ritmos de estudo, investigação, reflexão e de produção escrita de cada aluno", justificou.

Tendo sido avaliado e acreditado pela A3ES (Agência Nacional de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior), o mestrado, na actual modalidade, está já a funcionar no presente ano lectivo.

"Só recentemente realizámos o primeiro encontro plenário, pelo que poderemos ainda aceitar candidaturas que pretendam integrar esta nossa viagem intelectual aos planetas da arte, da religião e da ética-política. O calendário desses encontros plenários é estabelecido em diálogo com os mestrandos", concluiu Carlos Morais.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Mestrado  •  Filosofia  •  Religião  •  Ética  •  Política  •  Arte  •  UCP
Departamento de Comunicação
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 BRAGA

TEL

253 203 180

FAX

253 203 190