José carlos Lima | DM | 17 Jan 2017
Restaurante "Art na Brasa" ajuda a combater o frio
Iniciativa solidária inclui distribuição de roupa a pessoas mais vulneráveis para ajudar a enfrentar as temperaturas negativas.
  © Avelino Lima | DM

O restaurante “Art na Brasa”, com dois estabelecimentos na cidade de Braga, vai promover uma campanha solidária de distribuição de comida e roupa aos sem-abrigo, a partir de amanhã e até ao próximo domingo. O objetivo principal é conseguir servir comida quente (uma sopa e uma sandes), que aconchegue o estômago e dê algum conforto suplementar a estas pessoas especialmente vulneráveis, num período em que estão previstas temperaturas negativas para a região.

Com as previsões a apontarem noites em que o mercúrio pode descer até quatro graus negativos, o “Art na Brasa” decidiu “aquecer” os sem-abrigo ou pessoas a viver em condições muito precárias, pelo que vai prolongar o horário de funcionamento, abrindo as portas dos seus dois restaurantes até às 24h00, em vez de encerrar às 22h00, como habitualmente.

Ao mesmo tempo, o estabelecimento vai também ter em circulação um carro identificado como “Art na Brasa” para fazer a distribuição de comida nas ruas, nomeadamente nos locais onde seja conhecida a permanência de pessoas sem-abrigo. Neste sentido, os promotores apelam aos leitores que conheçam locais onde estas pessoas pernoitam para darem essa indicação através do telefone 966493497 (Laura/Hugo).

Simultaneamente, os responsáveis por esta campanha solidária estão já também a recolher vestuário quente ou cobertores para distribuir, doados por todos os que se queiram juntar a esta ação, contribuindo para que quem se viu empurrado para viver na rua tenha «mais algumas ferramentas para superar o “frio glaciar” que se aproxima».

Para a concretização desta campanha, o “Art na Brasa” conta com apoio de fornecedores, que vão doar as embalagens, e um talho que vai doar carne para as sandes, nomeadamente bifanas quentes. Em declarações ao Diário do Minho, os promotores explicam que fizeram já uma ronda pela cidade, nas últimas noites, e depararam-se com «muitas pessoas a viver na rua ou em casas abandonadas, sem quaisquer condições de conforto». A iniciativa deste restaurante quer, assim, juntar-se a outras instituições que já prestam este tipo de apoio, pretendendo no futuro vir a reforçar esta corrente solidária.

Palavras-Chave:
Frio  •  Solidariedade  •  Art na Brasa  •  Pobreza  •  Exclusão