27 dezembro 2016

Memórias da Arquidiocese reeditadas no “Liber Fidei”

Fotografia

A sessão de lançamento do livro será no dia 4 de Janeiro, na Sé Catedral de Braga.

Foi reeditado, pela Arquidiocese de Braga, o livro “Liber Fidei”, que homenageia o Cónego Avelino de Jesus da Costa, responsável pelo projecto inicial de reedição.

O lançamento da obra realiza-se no dia 4 de Janeiro, na Sé Catedral, pelo Cónego José Marques. Antes, pelas 17h30, o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, irá celebrar a eucaristia de sufrágio pelo Cónego Avelino de Jesus da Costa.

O “Liber Fidei” é um livro manuscrito que possui 954 documentos, compilando, por exemplo, acordos, sentenças, testamentos, vendas, doações, notícias, emprazamentos, cartas de couto, eleições, cartas régias ou bulas apostólicas. A designação “Liber Fidei” refere-se à documentação nele recolhida, que é considerada “digna de fé jurídica” (cui fides adhiberi debet).

O Cónego José Marques, responsável por esta reedição, reformulou a obra de forma a facilitar a pesquisa dos investigadores.

O registo abarca um período de 685 anos, do dia 1 de Janeiro de 569 a Março de 1254.

A obra encontra-se, neste momento, no Arquivo Distrital de Braga, uma das unidades culturais da Universidade do Minho.