Arquidiocese de Braga -
8 dezembro 2004
Saudação na concelebração comemorativa dos 150 anos do dogma

Fotografia
D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, A.P.
\nComo Igreja em festa queremos, aqui no Santuário do Sameiro, homenagear Maria pela Sua Imaculada Conceição. Fazemo-lo na alegria de filhos devotos que rejubilam por este privilégio único definido há 150 anos pelo Papa Pio IX, e vivenciam profunda comunhão eclesial pela presença de Sua santidade o Papa João Paulo II – a quem expressamos o mais profundo afecto colegial – na pessoa do Cardeal Legado, Sua Eminência o Card. Eugénio Sales.
Deste Santuário saudamos todos os portugueses, nos Bispos das suas Dioceses e nas autoridades locais – aqui presentes – e dirigimos uma palavra de particular afecto aos mais carecidos de amor e aqueles que caminham vergados por dificuldades particulares. Esperamos que o amor a Maria, que a história de Portugal testemunha como constante na nossa vida pessoal e nacional, se intensifique de maneira que sintamos a sua presença materna na responsabilidade de dar Cristo ao mundo. Querendo estar com Maria, chegamos a Cristo para daí partir para uma nova evangelização através dum anúncio mais credível e visível capaz de incidir no concreto da vida de todos os portugueses como Boa Nova portadora e realizadora dum humanismo de valores, fiel à nossa história e cultura.
Que a Imaculada Conceição do Sameiro seja lenitivo para todas as dores e alento para a Missão da Igreja num mundo que parece querer esquecer as suas raízes.
Com o Papa, louvemos a Imaculada para que Portugal continue a ser Terra de santa Maria.
+ Jorge Ortiga, A. P.
Partilhar