Catequese Digital

D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, A.P. | 8 Dez 2004
Saudação na concelebração comemorativa dos 150 anos do dogma
Como Igreja em festa queremos, aqui no Santuário do Sameiro, homenagear Maria pela Sua Imaculada Conceição. Fazemo-lo na alegria de filhos devotos que rejubilam por este privilégio único definido há 150 anos pelo Papa Pio IX, e vivenciam profunda comunhão eclesial pela presença de Sua santidade o Papa João Paulo II – a quem expressamos o mais profundo afecto colegial – na pessoa do Cardeal Legado, Sua Eminência o Card. Eugénio Sales. Deste Santuário saudamos todos os portugueses, nos Bispos das suas Dioceses e nas autoridades locais – aqui presentes – e dirigimos uma palavra de particular afecto aos mais carecidos de amor e aqueles que caminham vergados por dificuldades particulares. Esperamos que o amor a Maria, que a história de Portugal testemunha como constante na nossa vida pessoal e nacional, se intensifique de maneira que sintamos a sua presença materna na responsabilidade de dar Cristo ao mundo. Querendo estar com Maria, chegamos a Cristo para daí partir para uma nova evangelização através dum anúncio mais credível e visível capaz de incidir no concreto da vida de todos os portugueses como Boa Nova portadora e realizadora dum humanismo de valores, fiel à nossa história e cultura. Que a Imaculada Conceição do Sameiro seja lenitivo para todas as dores e alento para a Missão da Igreja num mundo que parece querer esquecer as suas raízes. Com o Papa, louvemos a Imaculada para que Portugal continue a ser Terra de santa Maria. + Jorge Ortiga, A. P.
Departamento para a Comunicação Social