Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 3 Nov 2016
Manuel Faria pela voz da Capella Bracarensis
Concerto realiza-se a 12 de Novembro, estando a sessão agendada para as 21h30, na Capela Imaculada.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DACS

A Comissão Organizadora das comemorações do Centenário do nascimento de Manuel Faria e Benjamim Salgado promove, no dia 12 de Novembro, um concerto de homenagem a Manuel Faria interpretado pela Capella Bracarensis.

A iniciativa desenrolar-se-á em duas partes: o concerto começa pelas 21h30 nos Claustros do Auditório Vita e é dedicado à música profana de Manuel Faria. De seguida, é a vez da Capela Imaculada, no Seminário Menor, receber a música sacra do compositor.


A Capella Bracarensis

Fundada em 1997, como octeto vocal, a Cappella Bracarensis surgiu da vontade de fazer música coral pelo prazer de cantar e pela tarefa de divulgar música de todas as épocas, com especial incidência na música portuguesa. Construiu um vasto repertório, que apresentou em numerosos concertos, no país e nos estrangeiro.

Entretanto, interrompeu as suas actividades entre 2000 e 2002. Ressurgiu em Outubro de 2002, de forma mais alargada como coro de câmara, reunindo a maioria dos seus membros fundadores e outros elementos que, entretanto, foram aderindo ao mesmo projecto. Já se apresentou em vários concertos, mantendo contudo os objectivos que animaram a sua fundação. Realizou já diversos concertos de música sacra e profana em Braga e noutras localidades do norte do país.

O reportório que vai apresentando revela especial incidência na música portuguesa, com preferência por música inédita de compositores do distrito de Braga, em que sobressaem Manuel Faria e Joaquim dos Santos.

No seu actual estado, a Capella Bracarensis encontra-se estreitamente ligada ao Centro Regional de Braga Universidade Católica Portuguesa, que disponibiliza local de ensaio e fornece apoio logístico ao grupo.

João Duque é o director artístico desde o início, tendo-se-lhe associado, desde 2008, Graça Miranda.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190