Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
14 Mai 2017
E a pastoral familiar avançará
Homilia no Dia Arquidiocesano da Família
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Acabamos de ouvir uma passagem do Evangelho onde Jesus Cristo se apresenta como o “Caminho, a Verdade e a Vida” e desenha um itinerário para todas as dimensões da vida humana. Nele encontramos também a verdade sobre a família. Um caminho para nortear o quotidiano dos lares cristãos e da pastoral familiar, permitindo, deste modo, que a Sua mensagem revele os segredos de uma felicidade familiar. Levar Cristo às famílias é tarefa que a Igreja deve encarar como prioritária. Muitas outras doutrinas podemos comunicar, mas só a partir d’Ele conseguiremos estruturar uma pastoral motivadora e válida, capaz de se adequar às novas exigências.

Não desconsideramos as exigências profissionais e familiares. Só experimentando a alegria que o Evangelho proporciona é que se criam condições para uma disponibilidade de tempo, com a consequente oferta de capacidades e talentos. Ainda se espera demasiado dos sacerdotes. Nunca os poderemos dispensar, é certo. Do seu empenho e interesse dependem as iniciativas que se poderão multiplicar. Importa, todavia, inverter o sentido da responsabilidade. Os casais são os protagonistas da pastoral familiar e, quando se deixam possuir por um espírito de fé e de responsabilidade eclesial, vencem e ultrapassam todas as dificuldades, muitas delas vindas até do interior da Igreja. Infelizmente nem todos estão convencidos desta prioridade.

É esta pastoral alavancada por casais felizes e realizados no amor que permite o anúncio do Evangelho às famílias. O caminho pode parecer íngreme e muito complicado. Olhar para a meta que nos propomos faz com que nos convençamos de que uma espiritualidade conjugal e familiar nunca pode ser dispensada. Como para todos os cristãos, o empenho renovador da Igreja nasce de uma profunda união a Cristo.

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

 

Pode descarregar abaixo o PDF da homilia na íntegra.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190