5 Dez 2016
Viver numa sociedade plural
Homilia na memória de S. Frutuoso, S. Martinho e S. Geraldo.
  © Avelino Lima

O tempo histórico de S. Geraldo coincide com o início da nacionalidade. Os militares andavam, nesses tempos, ocupados com a reconquista. Faziam-no com fé e com confiança de quem tem ideias claras. À medida que a reconquista acontecia, foi-se recompondo também a hierarquia eclesiástica. Foi ela quem cuidou da vida cristã, bem como da vida urbana. Reorganizou e reconstruiu cidades para que os homens e mulheres, crentes e cidadãos, retomassem a sua vida normal. Assim, ao ver a situação em que se vivia – ao nível material e habitacional –, a Igreja, sem esquecer a sua especificidade espiritual, esteve na génese de cidades organizadas e de aldeias novamente tranquilas.

Este cenário aconteceu também em Braga. S. Geraldo, terceiro bispo no início da reconquista, cuidou do material e do espiritual. Baptizou, segundo a tradição, D. Afonso Henriques na capela de S. Miguel do Castelo, em Guimarães. Defendeu ainda Braga no mundo eclesiástico e cuidou do povo perante as carências materiais em que se encontrava.

Descarregue abaixo o PDF da homilia

Documentos para Download