Arquidiocese de Braga -

20 junho 2022

D. José Cordeiro pede abertura de processo de canonização de Alzira Sobrinho

Fotografia Zona Pastoral São Bento

DACS com SFRJS

A aldeia de Pereira, no concelho de Mirandela, recebeu a I Jornada de Espiritualidade Eucarística.

\n

D. José Cordeiro pediu “tanto quanto possível” a abertura do processo de canonização de Alzira Sobrinho, fundadora da Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado. Na Solenidade do Corpo de Deus, o Arcebispo de Braga esteve em Bragança-Miranda para a I Jornada de Espiritualidade Eucarística.

O Arcebispo de Braga afirmou que a irmã Alzira Sobrinho é “um modelo daqueles que confiam plenamente em Deus e não se deixam vencer pelos temores humanos, pelas dificuldades da vida, pelas contrariedades, pelas perseguições”, assim como modelo de firmeza, uma mulher que sabe o que quer e que não desiste até ao fim do fim”.

D. José assinalou o testemunho de Alzira Sobrinho e também de Maria Augusta Martins, que a Congregação define como “duas mulheres grandes de Pereira, sob cujo empenho se fundou a Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, convidando-as a ser pão para os outros”.

A aldeia de Pereira, no concelho de Mirandela, recebeu I Jornada de Espiritualidade Eucarística, iniciativa da Congregação que celebrou os 40 anos da morte da fundadora, a 10 de Junho de 1982. A fundadora, “que adoptou o nome religioso de Ir. Maria de S. João Evangelista”, esteve no centro do programa que quis apresentar “a sua figura, os traços místicos e devoção ímpar à Eucaristia”, explica as Servas Franciscanas.

A Ir. Emília Seixas, superiora geral das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, referiu-se à irradiação do Carisma da Irmã Maria de São João Evangelista na Congregação que fundou e no Movimento Eucarístico de Leigos que dela partilha a espiritualidade e a missão, e desafiou todos os participantes a aprofundarem a sua relação com Jesus no Sacramento da Eucaristia, a exemplo da Ir. S. João”.

Os trabalhos da Jornada de Espiritualide contaram ainda com o cónego Silvério Benigno Pires, que apresentou a biografia de Alzira Sobrinho, e Pedro Sinde, que começou a trabalhar “nos escritos de Alzira Sobrinho”.