8 fevereiro 2022

Faleceu o Monsenhor Joaquim Fernandes

Fotografia

Faleceu hoje, dia 8 de Fevereiro, com 105 anos, o Monsenhor Joaquim Fernandes.

A missa exequial é celebrada amanhã, quarta-feira, 9 de Fevereiro, às 15h30, em Mouquim, Famalicão. Preside D. Jorge Ortiga, Administrador Apostólico da Arquidiocese.

Nascido a 6 de Setembro de 1916, em Mouquim, Vila Nova de Famalicão, foi ordenado sacerdote a 8 de Julho de 1945.

Logo nesse ano foi nomeado Vigário Coadjutor em Santo Adrião, Vila Nova de Famalicão. Em 1955, exerceu também a paroquialidade em Santo Adrião.

De 1958 a 1994 foi Arcipreste de Vila Nova de Famalicão. Em 1971 é nomeado Vigário Episcopal da Cúria Arquidiocesana de Braga.

A partir de 1975 e até 1979 foi Capelão na Capelania Hospitalar de Famalicão. Em 1994 e pelo período de um ano torna-se Vice-Arcipreste de Vila Nova de Famalicão.

No ano 2000 foi nomeado Capelão dos Bombeiros Voluntários Famalicenses.

A Arquidiocese de Braga, a família e as paróquias às quais serviu, unem-se agora em oração e agradecem a Deus pelo seu ministério sacerdotal e pelo dom da sua vida.

Paz à sua alma!