Arquidiocese de Braga -

6 dezembro 2021

Webinar "Cabo Delgado: Prioridade às Pessoas"

Fotografia

A iniciativa pretende trazer para o espaço público a trágica situação humanitária vivida na província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique, na sequência do conflito armado em curso na região desde Outubro de 2017.

\n

No dia 14 de Dezembro, pelas 19h00, realiza-se o webinar "Cabo Delgado: Prioridade às Pessoas", com a participação de D. António Juliasse, Administrador Apostólico de Pemba, Zenaida Machado, investigadora da Human Rights Watch, Ivone Soares, deputada e jornalista moçambicana e Isabel Santos, eurodeputada pelo grupo S&D. A conversa é moderada pela jornalista Cândida Pinto.

"Não queremos deixar cair em esquecimento que as acções violentas, levadas a cabo por grupos armados, têm resultado em intoleráveis assassinatos de cidadãos inocentes. Que, até à data, morreram mais de 3100 pessoas e que se estimam 800.000 pessoas deslocadas, das quais 27% são mulheres e 52% são crianças, segundo da Organização Internacional para as Migrações. Apesar da fuga e do apoio estas populações vivem em situação de grande precaridade e vulnerabilidade uma vez que a ajuda humanitária continua a ser insuficiente para a dimensão da catástrofe", adianta a organização. 

Esta é uma iniciativa da Cáritas Portuguesa, do Centro Missionário Arquidiocesano de Braga, da Comissão Nacional Justiça e Paz, da FEC – Fundação Fé e Cooperação, da FGS – Fundação Gonçalo da Silveira, e da Rosto Solidário. 

As inscrições devem ser realizadas aqui.