17 dezembro 2020

Processo diocesano do Padre Cruz encerra-se hoje

DACS | Fotos: Ponto SJ

Decorre hoje, dia 17 de Dezembro – aniversário do Papa Francisco – a sessão de clausura do processo diocesano supletivo para a causa de beatificação do Padre Cruz. A cerimónia é presidida por D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca, e tem início às 15h00, na igreja de São Vicente de Fora.

O processo de canonização do Padre Cruz é longo: começou a 10 de Março de 1951, com a fase diocesana a decorrer até 18 Setembro de 1965 e os escritos a serem aprovados em 1971. Um novo Tribunal foi nomeado em Setembro de 2009 de forma a completar o processo com elementos que foram sendo requeridos pelas novas normas para a instrução dos processos de canonização.

Entre Março e Maio de 2011 foram recolhidos os testemunhos sobre as virtudes heróicas do Padre Cruz e em 2019 a Comissão Histórica entregou os documentos e a sua análise crítica.

Depois da clausura, o processo supletivo será apresentado à Congregação para as Causas dos Santos pelo postulador da Companhia de Jesus, o padre Pascual Cebollada.

A Vida do “Santo Padre Cruz”

A 29 de Julho de 1859 nasceu, em Alcochete, o Padre Francisco Rodrigues da Cruz. De saúde frágil, os pais temeram que não sobrevivesse à primeira infância. Contrariando as expectativas, concluiu os estudos secundários e mudou-se para Coimbra, onde se formou em Teologia em 1880. Foi ordenado sacerdote em 1882.

Para além da oração fervorosa que preenchia grande parte da sua vida, o padre Cruz passou muito do seu tempo a evangelizar pelo país todo, indo ao encontro de todos os que manifestassem precisar de si, sobretudo os “casos mais difíceis”. Atendeu, confessou e recebeu inúmeras pessoas, celebrando eucaristia e intercedendo sempre por elas, algo que continuaria a fazer até ao fim da sua vida. Fez, igualmente, muitas visitas aos presos – sobretudo em Lisboa, no Limoeiro (cadeia masculina) e nas Mónicas (cadeia feminina) – e aos doentes.

Cumpriu um sonho já antigo e entrou para a Companhia de Jesus a 3 de Dezembro de 1940. Conhecido entre a população como o "Santo Padre Cruz", faleceu a 1 de Outubro de 1948, aos 89 anos de idade. Mesmo estando já doente e sem sair do quarto, continuou a receber pessoas e a escrever a muitas outras. E continuou a rezar incansavelmente.

O que falta para a canonização do Padre Cruz?

De acordo com o site oficial da canonização, a cargo do Ponto SJ, “a resposta é simples: que a Igreja, pelo seu Chefe Supremo, o Vigário de Cristo, dê o seu veredicto. Mas a Igreja não procede, nesta matéria, de ânimo leve. Por isso, tem de ter a certeza de o servo de Deus ter praticado todas as virtudes em grau extraordinário.”

Para além disso, são exigidos dois milagres por intercessão do Padre Cruz. Não basta que alguém diga que houve um milagre, é preciso prová-lo. “E isso faz-se com todo o rigor, por meio de um processo”, conclui o Ponto SJ.

Na sede da Causa de Canonização do Padre Cruz, em Lisboa, estão armazenados os relatos de centenas de milhares de graças e bênçãos que foram testemunhadas e enviadas por devotos, ainda antes de o processo de canonização ter sido iniciado, em Lisboa, a 10 de Março de 1951.

Os registos, cartas e bilhetes são o suficiente para encher cerca de 23 livros. Os relatos das graças começaram a chegar ainda em 1949. Há poucos dias, nova história chegou às mãos dos jesuítas: um bebé tinha sofrido, há 56 anos, uma septicémia, na altura praticamente uma sentença de morte. Curou-se, inexplicavelmente. Soube-se depois que família, amigos e conhecidos – mesmo os que não se conheciam entre si – tinham rezado fervorosamente ao Padre Cruz, pedindo a cura do menino. O “bebé” tem hoje 56 anos, chama-se Nuno Vilallonga, nasceu no mesmo dia que o Padre Cruz e considera que a sua vida “é um milagre de Deus concedido através da intercessão do sacerdote jesuíta”, como pode ler-se aqui.

Principais datas da vida do Padre Cruz e do processo de Canonização

Nascimento: 29-7-1859