Arquidiocese de Braga -

28 outubro 2020

Papa vai presidir a celebrações com participação “muito limitada” nos próximos meses

Fotografia Lusa/EPA

DACS com Agência Ecclesia

O estado de emergência na Itália foi prolongado até 31 de Janeiro de 2021.

\n

O Vaticano anunciou esta quarta-feira que o Papa vai presidir a celebrações com participação “muito limitada” ao longo dos próximos meses na Basílica de São Pedro.

A Santa Sé explica que as celebrações litúrgicas vão ser limitadas à presença de “fiéis individuais”, seguindo a prática assumida desde o reinício das celebrações comunitárias, em Maio, após dois meses de confinamento provocados pela pandemia de Covid-19.

Segundo o Vaticano, as missas vão decorrer com “respeito pelas medidas de protecção previstas, salvo alterações provocadas pela situação sanitária”.

A primeira celebração está marcada para 2 de Novembro, comemoração litúrgica de todos os Fiéis Defuntos, quando o Papa vai presidir a uma eucarista de “forma estritamente privada, sem a participação de fiéis”, no Cemitério ou Campo Santo Teutónico, localizado dentro da Cidade do Estado do Vaticano, a partir das 15 horas portuguesa.

No final, Francisco vai dirigir-se às grutas na Basílica de São Pedro para rezar em memória dos pontífices falecidos.

Já a 5 de Novembro, pelas 11h italianas, o Papa vai presidir à Missa anual pelos cardeais e bispos falecidos nos últimos 12 meses.

Desde segunda-feira que, na Itália, piscinas, ginásios, teatros e cinemas do país estão encerrados com o objectivo de combater a propagação do novo coronavírus. Os bares e restaurantes têm de fechar às 18h. As medidas estarão em vigor pelo menos até 24 de Novembro. O estado de emergência no país foi prolongado até 31 de Janeiro de 2021.