6 outubro 2019

Curso de Pastoral Juvenil - Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa

Departamento Arquidiocesano da Pastoral de Jovens

A Faculdade de Teologia da UCP promove, durante o próximo ano académico, um curso de formação de Pastoral Juvenil.

A Faculdade de Teologia realiza o longo deste ano académico um Curso de Pastoral Juvenil. Esta oferta pretende ser uma reação aos apelos do Papa Francisco quando diz:

«A pastoral juvenil, tal como estávamos habituados a realizá-la, foi abalroada pelas mudanças sociais e culturais. Nas estruturas habituais, muitas vezes os jovens não encontram resposta para as suas inquietudes, necessidades, problemas e feridas. A proliferação e o crescimento de associações e movimentos com caraterísticas predominantemente juvenis podem ser interpretados como uma ação do Espírito que abre novos caminhos. Mas é necessário um aprofundamento da sua participação na pastoral de conjunto da Igreja, bem como uma maior comunhão entre eles e uma melhor coordenação da atividade. Embora nem sempre seja fácil abordar os jovens, estamos a crescer em dois aspetos: a consciência de que é toda a comunidade que os evangeliza e a urgência de que os jovens sejam mais protagonistas nas propostas pastorais» (Francisco, Cristo vive, nº 202).

Este curso foi pensado tendo em vista todos aqueles que têm o desejo levar o Evangelho aos jovens, pelo que se destina não só aos sacerdotes e animadores da pastoral juvenil, mas também outros crentes com interesse por esta temática, como sejam encarregados de educação, professores e outros.

O curso realiza-se aos sábados, ocupando apenas dois por mês. Esta opção visa abrir a possibilidade de mais interessados poderem participar, sem que tenham de reservar todos os sábados para esta iniciativa.

Mais informações e inscrições através do endereço secretaria.facteo@braga.ucp.pt ou pelo 253 206 114.

Núcleos temáticos e objetivos:

A Igreja e a pastoral de jovens nas últimas décadas [19 e 26 de outubro de 2019]

- Conhecer o lugar que a pastoral de jovens teve na história da Igreja, sobretudo nos tempos mais recentes

- Conhecer os principais documentos que informam a pastoral de jovens

- Identificar propostas de pastoral juvenil

- Identificar a missão da pastoral juvenil no contexto eclesial

- Conhecer a identidade própria da pastoral juvenil

Transmissão da fé como diálogo entre memória e inovação [16 e 30 de novembro de 2019]

- Identificar as dinâmicas de transmissão da fé, em articulação com a realidade das comunidades eclesiais

- Perceber a transmissão da fé como diálogo cultural.

-  A narrativa como proposta de fé

A Igreja como sacramento universal de salvação [11 e 25 de janeiro de 2020)

- Perceber a Igreja como sacramento

- Identificar as implicações dos diversos modelos de Igreja

- Identificar “lugares” onde se poderá intuir a experiência de salvação.

Discípulo-missionário de Jesus Cristo [8 e 15 de fevereiro de 2020]

- Conhecer as dinâmicas de acompanhamento cristão

- Valorizar o modelo de Jesus Cristo como acompanhante

- Identificar as principais temáticas que o acompanhamento convoca