22 novembro 2016

Temas das Jornadas Mundiais da Juventude 2019

Fotografia DAPJ

Departamento Arquidiocesano da Pastoral de Jovens

Papa Francisco divulgou os temas para as próximas JMJ.

É com grande alegria que comunicamos que o Papa Francisco já escolheu os temas das próximas três edições da Jornada Mundial da Juventude, para promover a jornada espiritual que vai culminar com a celebração internacional prevista no Panamá em 2019.

Tradução do texto para língua portuguesa
Os temas para as próximas Jornadas Mundiais da Juventude (2017-2019)

32.ª JMJ, 2017

"Porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é santo" (Lucas 1:49)

33.ª JMJ, 2018

“O anjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus" (Lucas 1:30)

34 JMJ, 2019 (Panamá)

“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lucas 1:38)

Estes são os temas escolhidos pelo Papa Francisco para a jornada de 3 anos das Jornadas Mundiais da Juventude, que irá culminar na celebração internacional do evento, em 2019, noPanamá.

O caminho espiritual indicado pelo Santo Padre continua a reflexão que começou nas últimas três JMJ (2014-2016), quando os temas foram focados nas bem-aventuranças. Como sabemos, Maria é aquela a que todas as gerações chamam de abençoada (Lucas 1:49). No discurso que Papa Francisco preparou para o encontro com os voluntários das JMJ em Cracóvia, ele falou da disposição da Mãe de Jesus e descreveua como um modelo a seguir. Falando num discurso improvisado, o Santo Padre convidou os jovens a ter memória do passado, coragem para o presente e para ter/ser esperança para o futuro.

Os três temas anunciados acima são destinados a dar uma forte e clara conotação mariana para a caminhada espiritual para as próximas JMJ. Simultaneamente, elas ilustram os jovens numa caminhada entre o passado (2017), presente (2018) e futuro (2019), inspirada nas três virtudes teológicas: fé, caridade e esperança.

Este caminho que está a ser proposto aos jovens também pode ser visto em harmonia com a reflexão que o Padre Francisco confiou ao próximo Sínodo de Bispos: Jovens, fé e discernimento vocacional.

Textos originais publicados hoje no site do Vaticano em: http://press.vatican.va/…/pubbli…/2016/11/22/0842/01860.html