Arquidiocese de Braga -

12 dezembro 2023

Participação de Portugal no 53º Congresso Eucarístico Internacional em Quito

Fotografia

@daliturgia

\n

O Congresso Eucarístico Internacional (IEC) terá lugar na cidade de Quito, de 8 a 15 de setembro de 2024, sob o tema: «Fraternidade para curar o mundo. “Todos vós sois irmãos” (Mt 23,8)». Desta forma, a fraternidade humana que está no centro da reflexão do Congresso não permanecerá um sonho, mas encontrará uma maneira de se concretizar a partir da celebração eucarística. O Papa Francisco designou Arquidiocese de Quito como sede do 53.º IEC por ocasião da celebração do 150.º aniversário da consagração do país ao Sagrado Coração de Jesus – a primeira nação do mundo a fazê-lo. 

O 53.º IEC é visto como a “vigília do sínodo”, por se encontrar a poucos dias da segunda sessão da 16.ª assembleia geral do Sínodo dos Bispos. Do programa do Congresso constam conferências, testemunhos e diálogos cujos temas são: Mundo ferido, Fraternidade redimida em Cristo, Eucaristia e transfiguração do mundo, Por uma Igreja sinodal, Eucaristia: salmo da fraternidade. 

Para a participação da comitiva de Portugal, ao programa do 53.º IEC juntamos a visita a alguns locais emblemáticos daquela região do globo, como por exemplo: visita à cidade “Metade do Mundo” (latitude 0°0’0"), centro histórico de Quito, igreja da Companhia de Jesus, Catedral, convento de São Francisco nos permitirá aprender sobre os tesouros da arte colonial e visitaremos também o vale do amanhecer (pequena cidade de Otavalo, famosa pelos seus artesãos).


Download de Ficheiros

53IECQuito2024_ViagemParticipacao.pdf