23 novembro 2017

I Domingo do Advento | B

Vitor Araújo

“Vigiai, visto que não sabeis quando virá o dono da casa”

O Advento, que nos prepara para a celebração do Natal, e um tempo que ensina e educa para a espera. Para significar a espera temos como imagem simbólica um banco. O banco traduz o lugar onde nos sentamos, não só para descansar, mas também para esperar. Aqui, colocados na presença de Deus, esperamos uns pelos outros e esperamos a Palavra de Deus. O banco recorda-nos também a dimensão comunitária, isto e, não se trata de uma cadeira, onde cabe apenas uma pessoa, mas de um banco, onde se sentam várias pessoas. A espera neste Advento não se faz de forma isolada, mas em comunidade.

Num lugar visível e apropriado, colocar um banco. No enquadramento poderá estar um cartaz com o título da caminhada, assim como a provocação “Quem esperas?”. Caso não seja possível colocar um banco sugere-se que se faça um cartaz, com um banco e com espaço para colocar a questão com o nome das personagens e as respetivas respostas.

Download de Ficheiros

B_Advento_1.doc