11 outubro 2015

Objectivos

Default Image

O que é a Pastoral Familiar?

Consciente de que o matrimónio e a família constituem um dos bens mais preciosos da humanidade, a Igreja quer fazer chegar a sua voz e oferecer a sua ajuda a quem, conhecendo já o valor do matrimónio e da família, procura vivê-lo fielmente, a quem, incerto e ansioso, anda à procura da verdade e a quem está impedido de viver livremente o próprio projecto familiar. Sustentando os primeiros, iluminando os segundos e ajudando os outros, a Igreja oferece o seu serviço a cada homem interessado nos caminhos do matrimónio e da família”.

Deste modo, a Pastoral Familiar é a acção gradual, eficaz e orgânica da Igreja em favor da família. Nesta acção, a família (e a comunidade cristã em geral) é não só objecto e finalidade mas também e sobretudo sujeito activo e responsável.

Linhas de acção

O Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar (DAPF) dispõe-se a cumprir os seguintes objectivos:

– Trabalhar em conexão estreita com o Senhor Arcebispo (primeiro responsável pela PF) e seus Bispos Auxiliares, com o Sector da Coordenação Pastoral, com a Comissões Arquidiocesanas (Educação Cristã; Pastoral Litúrgica e Sacramentos; Vocações, Ministérios e Missões; Pastoral Social e Mobilidade; Bens Patrimoniais, Cultura e Comunicação Social) e seus Departamentos.

– Animar a Pastoral Familiar na Arquidiocese de Braga em três níveis:

Pré-Matrimonial: a educação das crianças, dos adolescentes e jovens para a vida e para o amor (fase remota, tem em vista, principalmente os valores familiares e o crescimento integral dos seus membros; a fase próxima, como preparação mais próxima para o matrimónio; a fase imediata, imediatamente antes do matrimónio; celebração do matrimónio).

Pós-Matrimonial: (recém-casados; grupos de famílias; famílias que pedem o Baptismo/Confirmação/Eucaristia para os seus filhos; aconselhamento conjugal; famílias em luto; assistência espiritual a pessoas com deficiência; viúvos e idosos).

Situações Particulares: (cristãos divorciados, separados, em união de facto; Famílias monoparentais; Famílias de emigrantes/imigrantes; impossibilitados de receber o Sacramento do Matrimónio).

– Promover a constituição de equipas de famílias (paroquiais ou Arciprestais) e providenciar a formação dos seus elementos.

– Coordenar e optimizar a acção dos diferentes movimentos de espiritualidade familiar, no respeito pela sua especificidade.

– Promover, na Arquidiocese, uma reflexão profunda sobre o que é a Família à luz da Doutrina Cristã e dos documentos do Magistério da Igreja.

– Actividades formativas para casais, visando o fortalecimento das relações conjugais e familiares.