Arquidiocese de Braga -

27 abril 2021

15 de maio - DIA ARQUIDIOCESANO DA FAMÍLIA

Fotografia

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar

\n

Família: acolher, construir e viver o Amor como dom 

O amor familiar é um verdadeiro dom. Mas este dom, além de ser acolhido, tem também de ser construído e vivido no dia-a-dia. É sobre esta temática que o P. Paulo Duarte, sj, nos convidará a refletir no Dia Arquidiocesano da Família, que se celebra a 15 de maio, também Dia Internacional da Família. 

Esta celebração integra-se no Ano Família Amoris Laetitia, declarado pelo Papa Francisco por ocasião dos 5 anos de publicação da Exortação Apostólica «A Alegria do Amor», que se mantém de extrema atualidade. Para uma Pastoral Familiar eficaz, é necessário reforçar a importância de se pensar e trabalhar com as famílias reais (e não idealizadas). As famílias de hoje têm desafios muito concretos (acentuados pela pandemia e o confinamento). É necessário dotá-las de ferramentas que lhes permitam manter (ou reavivar) o “viço” do amor em casal, redescobrir o outro sempre de novo, aumentar a cumplicidade, relativizar o que tem menor valor, estar disposto(a) a uma entrega contínua e valorizar a singularidade de cada um – também dos filhos. Se o Amor é um dom, irradiar e tornar fecundo esse dom é a tarefa a que as famílias são chamadas. São necessários matrimónios felizes, que sejam plasmados pelo amor de Deus!

Todos estes desafios serão focados e discutidos nesta tarde de reflexão e partilha. Estará presente D. Jorge Ortiga que, decerto, vai impulsionar as famílias a cumprir a sua missão no mundo, missão que começa dentro de casa. A dimensão familiar faz também parte da Igreja, que deve ser uma família-comunidade, em que se vive uns com os outros e uns para os outros, tal como na família-Igreja doméstica. Este ano, o programa será realizado de forma presencial, a partir das 15h15, até ao limite da capacidade do Auditório Vita (de acordo com as recomendações da DGS) e terá também transmissão online. As celebrações terminam com a Eucaristia na Capela da Imaculada (Seminário de Nossa Senhora da Conceição), pelas 17h30, com a celebração das Bodas Matrimoniais. 

A família é o lugar central para acolher, construir e viver o Amor como dom. E para realizar o sonho de Deus de transformar o mundo pela alegria do Amor! 

Faça aqui a sua inscrição para o DIA ARQUIDIOCESANO DA FAMÍLIA 2021

O Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar


Download de Ficheiros

Família2.png