4 setembro 2023

Fotografia DR

DM - Jorge Oliveira

Encontro decorre no dia 23 de setembro no Santuário do Sameiro

A Arquidiocese de Braga organiza, no próximo dia 23 de setembro, o Dia Arquidiocesano do Catequista, no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro.

O encontro vai decorrer das 9h às 17h com o tema “Catequese e a Cultura do Cuidado”, conduta que tem sido proposta pelo Papa Francisco em vários pronunciamentos e iniciativas, surgindo fortemente na sua encíclica Laudato si, sobre o “cuidado da casa comum”.

Para o Dia Arquidiocesano do Catequista são convocados todos os catequistas e agentes da Catequese dos 14 arciprestados da Arquidiocese de Braga.

Neste encontro, que acontece anualmente antes do início do novo ano catequético, os catequistas reúnem-se para partilhar conhecimentos e experiências e, em conjunto, encontrar caminhos que melhor os preparem para a missão no novo ano pastoral.

Este ano, além da cultura do cuidado, estará também em destaque o novo “Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias”, aprovado, em 2022, pela Conferência Episcopal Portuguesa.

Este documento –  nota o Secretariado Nacional da Educação Cristã, é o “novo referencial para a catequese em Portugal” num processo de “mudança de paradigma para este setor da Igreja Católica”.

O Dia Arquidiocesano do Catequista será vivido com momentos de oração, de formação e de convívio ao longo do dia.

O ano passado contou com a presença de D. José Cordeiro, naquele que foi o primeiro grande encontro do prelado com catequistas da Arquidiocese enquanto Arcebispo Metropolita de Braga.

Diante de cerca de um milhar de catequistas, oriundos dos 14 arciprestados da Arquidiocese de Braga, D. José Cordeiro destacou o papel “imprescindível” dos catequistas na transmissão da fé cristã às crianças e aos jovens, e expressou a sua alegria por “tão numerosa presença” de catequistas e pelas dinâmicas que eles desenvolveram neste dia de formação.

“Isto é só uma representação, porque são milhares de catequistas que estão ao serviço das nossas comunidades das 552 paróquias da Arquidiocese, onde se inclui a de Ocua, na Diocese de Pemba, em Moçambique, onde temos três catequistas”, notou na ocasião em que saudava aos catequistas, na Cripta do Sameiro.

O Dia do Catequista da Arquidiocese de Braga acontece cerca um mês antes das Jornadas Nacionais de Catequistas de 2023, que se realizam no Santuário de Fátima no fim de semana de 21 e 22 de outubro com o tema “Olhar o novo Itinerário – Iniciação à vida cristã: os alicerces da fé” e tendo como referência bíblica «Estai vigilantes, permanecei firmes na fé, sede corajosos e fortes» (1Cor 16).

Promovida pelo Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC), a iniciativa insere-se no caminho de receção e divulgação do novo itinerário para a Catequese, editado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) em 2022.