17 janeiro 2023

Encontro Arciprestal de Catequistas de Famalicão: no caminho da JMJ

Fotografia Divulgação

DACS com Departamento Arciprestal da Comunicação Social

O evento “procura desafiar os catequistas a pôr ‘pés ao caminho’ quando nos aproximamos a passos largos da vivência da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre em Lisboa no próximo mês de agosto”, dizem os organizadores.

No próximo, sábado, 28 de janeiro, a Equipa Arciprestal de Catequese de Vila Nova de Famalicão, com a especial colaboração da Zona Pastoral de Ribeirão, promove mais um Encontro Arciprestal de Catequistas. O encontro acontece no Centro Pastoral de Sto. Adrião, em Vila Nova de Famalicão, às 14h.

O evento regressa ao formato presencial, depois de dois anos de interregno devido à pandemia, “procurando desafiar os catequistas a pôr ‘pés ao caminho’ quando nos aproximamos a passos largos da vivência da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre em Lisboa no próximo mês de agosto”, dizem os organizadores.

Segundo a equipa, “trata-se de um momento de formação, partilha e convívio, que pretende congregar todos os catequistas do Arciprestado, com o tema ‘Catequista, pés ao caminho’, tendo presente, como já referido, o caminho de preparação para a JMJ 2023, sendo este um caminho que percorremos juntos, em verdadeiro espírito de Igreja sinodal samaritana”.

O encontro tem início com o acolhimento a todos os participantes, seguindo-se um momento de oração que introduzirá os catequistas no espírito desta iniciativa. Depois disto, realizam-se dois momentos formativos, sobre a espiritualidade do catequista, “à luz do testemunho de Maria, tendo por meta a JMJ, assim como a importância da alegria na missão do catequista, de modo a provocar uma verdadeira conversão do olhar e das suas atitudes, em conformidade com a Palavra de Deus”.

Depois destes momentos de formação, segue-se um novo tempo dedicado à oração que “enviará os catequistas em missão, para que sejam em cada comunidade esses pés diligentes que, como Maria, partem apressadamente, capazes de ir ao encontro dos outros”.

Para qualquer dúvida ou esclarecimento, os catequistas podem contactar a Equipa Arciprestal através do e-mail [email protected].

“Todos os catequistas do Arciprestado estão convidados a participar tarde de formação, mas também de oração e alegre confraternização, podendo cada um usufruir de mais uma oportunidade privilegiada para, à semelhança de Maria, partir para servir e amar, experimentando a alegria de acreditar em tudo o que lhe chega da parte do Senhor”, destaca a equipa.