9 janeiro 2023

Arcebispo recebe cumprimentos do Cabido da Sé

Fotografia DM

DM - José Carlos Ferreira

Foi a primeira vez que D. José Cordeiro recebeu esta apresentação de cumprimentos por parte dos cónegos da Sé de Braga.

Aconteceu no sábado o tradicional encontro do Cabido da Sé de Braga com o Arcebispo de Braga (sempre no primeiro sábado a seguir ao Dia de Reis).

O Deão da Sé, Cónego José Paulo Abreu, explicou que este encontro de apresentação de cumprimentos tem, por norma duas componentes. A primeira, disse ele, é a apresentação, por parte do Cabido, dos votos de boas festas e de um ano bom para a Arquidiocese, que são entregues “na mão do Pastor, D. José Cordeiro”.

“Vimos desejar-lhe bom ano de 2023 e dizer-lhe da nossa parte, Cabido, da vontade que temos em ajudar quanto de nós depende para que o ano seja próspero e de acordo com o plano que Deus traça para a nossa Igreja local”, acrescentou.

Para além disso, salientou, este é também o dia em que o Cabido da Sé de Braga apresenta ao Arcebispo de Braga uma panorâmica do que foi o ano anterior. “Este balanço passa pela vida litúrgica e sacramental da Catedral, pelos serviços que prestamos à comunidade, pelo contributo cultural que o Cabido dá”, sem esquecer o peso turístico da Sé, explicou o cónego. Por fim, este é ainda o momento para apresentar os projetos e as preocupações com o imóvel.

Para o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, esta foi a primeira vez que recebeu esta apresentação de cumprimentos, que considerou ser uma “boa prática”, para ficar a par da programação em torno da Catedral de Braga, a mais antiga de Portugal, e que este ano terá uma centralidade ainda maior com os dinamismos da Jornada Mundial da Juventude.

“Penso que será um centro que irá cativar muitos jovens”, disse. Por outro lado, salientou o prelado, “a nossa Igreja Catedral, pela sua atividade litúrgica, cultural, artística, espiritual é chamada a ser, ainda mais, este rosto da Igreja Sinodal Samaritana”. “Aquilo que sublinhamos este ano, ‘Onde há Amor verdadeiro, aí habita Deus’, que se possa sentir na própria igreja Catedral, e o Cabido, como grupo de presbíteros que cuida de todas estas valências, seja lugar de encontro, comunhão e serviço para a missão”, concluiu.