Arquidiocese de Braga -

13 dezembro 2022

“Feito tudo para todos”

Fotografia Canção Nova

DACS com Canção Nova

Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, faleceu na noite de ontem.

\n

O fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, 85 anos, faleceu na noite desta segunda-feira, 12 de dezembro, em sua residência, na cidade de Cachoeira Paulista (São Paulo - Brasil).

Um dos grandes exemplos de evangelização na vida da Igreja, pode-se dizer que viveu em conformidade com o lema escolhido na ocasião de sua ordenação sacerdotal, em 1964,“Feito tudo para todos”.

A Comunidade Canção Nova foi fundada no dia 2 de fevereiro de 1978. Hoje são cerca de 1.300 membros da comunidade no Brasil e exterior. Em 2008 a comunidade recebeu a aprovação pontifícia do Vaticano, por meio do Pontifício Conselho para os Leigos. Em Portugal, a Canção Nova está presente desde 1998, com a casa de missão em Fátima e através, entre outras  atividades, da TV Canção Nova.

Monsenhor Jonas era também o presidente da Fundação João Paulo II (mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação) e Reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, localizado em Cachoeira Paulista.

O velório acontece hoje, 13 de dezembro, e seguirá até quinta-feira, 15 de dezembro,  na Canção Nova.

“Natural de Elias Fausto (SP), Monsenhor Jonas Abib é um dos religiosos que se destacou na ação evangelizadora da Igreja Católica na América Latina, utilizando os meios de comunicação social e na realização de grandes eventos de evangelização”, diz o comunicado da Comunidade. 

 

Leia abaixo um dos textos preparados pela comunidade, entre tantas homenagens que estão a ser feitas no Brasil e várias partes do mundo, sobre a figura de Monsenhor Jonas.

Fundador da Canção Nova dedicou sua vida à evangelização, buscando formar homens novos para um mundo novo 

Jéssica Marçal

Um homem de Deus, um pai fundador, pessoa além de seu tempo, um mestre espiritual. O Monsenhor Jonas Abib deixa um verdadeiro legado de fé, e não só para a Renovação Carismática Católica no Brasil, da qual foi um dos pioneiros. 

A Comunidade Canção Nova foi a realização de um sonho, a materialização de uma missão. Por meio dessa “companhia de pesca”, em especial, se vê hoje a grande obra de evangelização do sacerdote, que ajudou a formar homens novos para um mundo novo. 

Paulista de Elias Fausto, Monsenhor Jonas foi ordenado padre em 1964 com o lema “Feito tudo para todos”, já indicando ali sua vida de doação em prol da evangelização. Um trabalho reconhecido também de modo especial com o título de monsenhor, concedido em 17 de outubro de 2007 pelo Papa Bento XVI.

Conheceu a Renovação Carismática Católica em 1971, um marco em sua vida. 

A Canção Nova 

Empenhado no trabalho com a juventude, foi em 1977 que dirigiu um chamado especial a um grupo de jovens na renovação carismática. ‘Quem quer dar um ano da vida para Deus, para viver em comunidade e fazer o que eu faço com vocês?’, disse, na época. 

Esse chamado culminou no que hoje é a Comunidade Canção Nova, cujo carisma é uma forma renovada de levar a experiência pessoal do encontro com Jesus Cristo na eficácia do Espírito Santo. A obra obteve o Reconhecimento Pontifício em 2008 e, de forma definitiva, em 2014. Com isso, é considerada pela Santa Sé como uma “Associação de fiéis Internacional de Direito Pontifício”. Ou seja, está a serviço da Igreja no mundo inteiro, não só local. 

Música e literatura

Para além da comunicação, o sacerdote também se valeu da música na missão de ‘transformar homens novos para um mundo novo’. A música sempre fez parte do seu trabalho missionário, que buscou justamente trazer uma ‘Canção Nova’ para as pessoas sedentas de Deus. 

Mas foi em outubro de 2007 que a música marcou a trajetória do Monsenhor de modo especial. Já aos 70 anos de idade, ele gravou seu primeiro DVD: ‘Como é linda a nossa família’. 

Em 21 canções, o DVD fez uma retrospectiva da história musical do sacerdote e de momentos importantes da vida em comunidade.  O lançamento também foi em data especial: 2 de fevereiro de 2008, quando a Comunidade completou 30 anos.

Com relação à obra literária, Monsenhor Jonas publicou livros sobre várias temáticas católicas. Alguns títulos são muito conhecidos, como “A Bíblia no meu dia a dia” e “Curados para amar”. 

Os salesianos 

Outro marco na trajetória de Monsenhor Jonas Abib é sua relação com os salesianos, que começou cedo, ainda no ventre materno. Em um parto difícil, sua mãe, dona Josepha, pediu a intercessão de Dom Bosco, consagrando a ele seu filho, e na mesma hora deu à luz. O episódio chegou a ser narrado pelo próprio sacerdote em suas pregações. 

Já aos 12 anos começou a estudar no Liceu Coração de Jesus, na capital paulista. Aos 13, foi transferido para o seminário salesiano, no Colégio São Manoel, em Lavrinhas (SP), e depois para o Instituto Coração Eucarístico, em Pindamonhangaba. 

O curso de Filosofia também foi com os salesianos, no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia. Cursou teologia no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo e, em 1964, ordenou-se sacerdote. 

Em 2010, a Canção Nova foi oficialmente admitida na Família Salesiana. Os salesianos são uma organização internacional de pessoas dedicadas, em tempo integral, ao serviço dos jovens, especialmente os mais pobres e necessitados.”