9 novembro 2022

CNE: Núcleo de Braga promoveu encontro de formação de adultos

Fotografia Junta de Núcleo de Braga

dacs

Encontro de formação decorre em Braga e contou com a participação de cerca de 60 elementos de 11 agrupamentos.

A Junta de Núcleo de Braga do Corpo Nacional de Escutas promoveu, no dia 5 de novembro, o INDABA, uma atividade formativa direcionada para os adultos (dirigentes e candidatos a dirigente) que orientam as crianças e jovens escuteiros.

A iniciativa realizou-se no Apeadeiro - Centro Escutista de Braga e contou com a participação de cerca de 60 elementos de 11 agrupamentos dos diferentes arciprestados de Braga, Amares e Terras de Bouro.

“CNE, serviço de amor aos outros” era o tema do encontro que contou ainda com uma formação sobre mística e simbologia de cada uma das secções (lobitos, exploradores, pioneiros e caminheiros). O tema escolhido teve como base a edição de 2021, indo assim de encontro às expectativas e necessidades de formação dos adultos do CNE.

Conscientes que “O escuta é alegre” houve também um momento de aprendizagem de gritos e aplausos que fácil e rapidamente podem ser aplicados nas reuniões e atividades escutistas. Após o jantar, foi momento de celebrar "Uma vida a servir", agradecendo o serviço de 3 dirigentes do Núcleo de Braga ao longo de 25 anos, reconhecendo o trabalho voluntário e a entrega destes dirigente.

A jornada formativa terminou com uma reflexão, orientada pelo Pe. Tiago Varanda, sobre a oração e a sua importância na vida do adulto escuteiro.