12 setembro 2022

Papa Francisco reforça convite para a JMJ 2023

Fotografia Mário Cruz / Lusa

dacs

Pontífice escreve mensagem aos jovens e afirma que perante uma necessidade concreta e urgente é preciso agir "apressadamente".

O Vaticano publicou hoje a Mensagem do Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que decorre em Lisboa, de 1 a 6 de Agosto de 2023.

“Nestes últimos tempos tão difíceis, em que a humanidade já provada pelo trauma da pandemia, é dilacerada pelo drama da guerra, Maria reabre para todos e em particular para vós, jovens como Ela, o caminho da proximidade e do encontro. Espero e creio fortemente que a experiência que muitos de vós ireis viver em Lisboa, no mês de Agosto do próximo ano, representará um novo começo para vós jovens e, convosco, para toda a humanidade”, começa por dizer o Pontífice.

Na mensagem, o Papa afirma que há dois verbos utilizados por diversas vezes nas narrações da ressurreição – “acordar” e “levantar-se” – e sublinha que Maria “é modelo dos jovens em movimento, jovens que não ficam imóveis diante do espelho em contemplação da própria imagem, nem «alheados» nas redes”.

“Cada um de vós pode perguntar-se: Como reajo perante as necessidades que vejo ao meu redor? Busco imediatamente uma justificação para não me comprometer, ou interesso-me e torno-me disponível? É certo que não podeis resolver todos os problemas do mundo; mas talvez possais começar por aqueles de quem está mais próximo de vós, pelas questões do vosso território”, aponta.

O Pontífice afirma que perante uma necessidade concreta e urgente é preciso agir apressadamente, fazendo alusão ao tema da JMJ2023, “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

“Quais são as «pressas» que vos movem, queridos jovens? O que é que vos faz sentir de tal maneira a premência de vos moverdes que não conseguis ficar parados? Há muitos que, impressionados por realidades como a pandemia, a guerra, a migração forçada, a pobreza, a violência, as calamidades climáticas, se interrogam: Porque é que me acontece isto? Porquê precisamente a mim? Porquê agora? Mas a pergunta central da nossa existência é esta: Para quem sou eu?”, questiona.

Bergoglio refere que uma “pressa boa” impele as pessoas “para o alto e para o outro” e que as pressas que não são positivas levam a uma vida superficial, leviana, sem empenho e envolvimento, algo que pode acontecer em todos os aspectos quotidianos, como as relações interpessoais, as amizades ou as relações afectivas.

“Queridos jovens, é tempo de voltar a partir apressadamente para encontros concretos, para um real acolhimento de quem é diferente de nós, como acontece entre a jovem Maria e a idosa Isabel. Só assim superaremos as distâncias entre gerações, entre classes sociais, entre etnias, entre grupos e categorias de todo o género, e superaremos também as guerras. Os jovens são sempre a esperança duma nova unidade para a humanidade fragmentada e dividida. Mas somente se tiverem memória, apenas se escutarem os dramas e os sonhos dos idosos”, afirma.

O Papa Francisco escreve que a sua grande mensagem para os jovens é Jesus, com o Seu amor infinito por cada um, a Sua salvação e a vida nova que deu a todos. Por sua vez, Maria é o modelo de como acolher esse imenso dom e comunicá-lo aos outros.

“A cada um e cada uma de vós renovo o meu caloroso convite a participar na grande peregrinação intercontinental dos jovens que culminará na JMJ de Lisboa em agosto do próximo ano; e recordo-vos que, no próximo 20 de Novembro, Solenidade de Cristo Rei, celebraremos a Jornada Mundial da Juventude nas Igrejas particulares espalhadas pelo mundo inteiro”, apela o Pontífice, sugerindo a leitura das Orientações pastorais para a celebração da JMJ nas Igrejas particulares, documento elaborado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

O Papa Francisco conclui a missiva dizendo que sonha que a JMJ seja palco da alegria do encontro com Deus e com os irmãos e as irmãs.

“Depois dum prolongado período de distanciamento e separação, em Lisboa – com a ajuda de Deus – reencontraremos juntos a alegria do abraço fraterno entre os povos e entre as gerações, o abraço da reconciliação e da paz, o abraço duma nova fraternidade missionária! Que o Espírito Santo acenda nos vossos corações o desejo de vos levantardes e a alegria de caminhardes todos juntos, em estilo sinodal, abandonando falsas fronteiras. O tempo de nos levantarmos é agora!”, apela.

Pode ler a mensagem do Papa Francisco na íntegra aqui.