1 julho 2022

Clero de Barcelos prepara acções de formação

DACS com Pe. Sampaio Viana

Novo ano pastoral já tem várias formações preparadas pela equipa da pastoral litúrgica.

O Conselho Arciprestal de Barcelos esteve reunido na passada terça-feira, em Barcelinhos, para avaliar a procissão do Corpo de Deus e preparar acções de formação do próximo ano pastoral.

A equipa arciprestal da pastoral litúrgica tenciona realizar em Novembro a acção de formação para os Ministros Extraordinários da Comunhão, com dois encontros, das 09h30 às 12h00. Um terá lugar no salão paroquial de Rio Covo Santa Eugénia no dia 19, o outro será no salão paroquial de Vila Frescainha S. Pedro, no dia 26. Uma novidade serão os dois encontros de formação de acólitos, um no salão de Rio Covo, no dia 22 de Outubro, e outro no salão de Vila Frescainha, no dia 29 do mesmo mês.

O Pe. Álvaro Silva, delegado para a pastoral sócio-caritativa, confirmou a intenção de celebrar o Dia Mundial dos Pobres, com uma vigília no dia 11 de Novembro, na igreja de Santo António, na cidade de Barcelos.

Os 11 sacerdotes presentes consideraram que a procissão arciprestal do Corpo de Deus correu bem, incluindo as inovações como a presença da fanfarra dos escuteiros de Fragoso e da Banda Musical de Oliveira.Também foi considerado positivo que se tivesse optado pela celebração de Vésperas e não pela celebração da Eucaristia.

O Pe. Paulo Sá distribuiu desdobráveis sobre as famílias de acolhimento de jovens nas Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2023.