11 abril 2022

Enviado do Papa regressa a Kiev para entregar segunda ambulância

DACS com Agência Ecclesia

Cardeal Konrad Krajewski também vai celebrar a Semana Santa com os cristãos ucranianos.

O Papa enviou este domingo, pela terceira vez, o cardeal Konrad Krajewski a Kiev, para entregar a segunda ambulância oferecida por Francisco e para celebrar a Semana Santa com os cristãos ucranianos.

De acordo com a Santa Sé, “a oferta da ambulância, assim como o dia escolhido para a entrega, tem um grande valor simbólico: recorda o gesto de proximidade e serviço feito por Jesus durante a Última Ceia, na véspera da Sua Paixão, quando se envolveu numa toalha e lavou os pés dos seus discípulos”.

Com a oferta desta ambulância, Francisco deseja “curvar-se perante os homens e mulheres da Ucrânia feridos pela guerra e dar testemunho da sua proximidade” com um gesto que “pertence aos gestos do ‘magistério do coração’ com o qual o Papa Francisco quer servir a Igreja, deixando-se guiar pelo Espírito Santo”.

O Vaticano acrescenta que este “não pretende ser um gesto isolado”, mas um “convite para que toda a Igreja entre na Semana Santa com a atitude de humildade e caridade de Cristo Senhor, pra que chegue à Páscoa totalmente renovada no Espírito”.

O cardeal-esmoler do Papa “viverá a Semana Santa na Ucrânia, encontrando-se com a população e celebrando o Tríduo da Páscoa para as comunidades cristãs”.

Já no final de Março, o cardeal Konrad Krajewski entregou ao presidente da autarquia de Lviv uma ambulância oferecida pelo Papa, para servir um hospital pediátrico.