22 novembro 2021

80 pessoas receberam formação em missiologia

DACS com CMAB

Garantida por formadores do CMAB e da Fundação Fé e Cooperação (FEC), a formação decorrerá a partir de 8 de Janeiro de 2022 em formato presencial, no Centro Pastoral da Arquidiocese.

O Centro Missionário Arquidiocesano de Braga (CMAB) apresentou este sábado a oitava edição da formação para voluntários missionários.

Dirigido principalmente a jovens cristãos com mais de 23 anos que tenham como horizonte aprofundar a dimensão missionária e, porventura, partir em missão para um outro país, a formação está, contudo, aberta a todas as pessoas da Arquidiocese de Braga, pertencentes ou não a grupos cristãos.

Esta é já a VIII edição da iniciativa, que já formou cerca de 80 pessoas de diferentes zonas da diocese, como de Amares, Barcelos, Braga e Vila Nova de Famalicão.

“Deus responde com pessoas” foi a convicção deixada por Sara Poças, Coordenadora do CMAB. “Mais do que enviar bens materiais, queremos que as pessoas façam um caminho de discernimento que as leve a estar, de coração aberto, ao serviço das pessoas mais pobres”, acrescentou.

Dos temas a tratar constam, por exemplo, a educação para o desenvolvimento, a doutrina social da Igreja ou as dinâmicas da vida em grupo. A apresentação do programa de formação contou com presença e o testemunho da equipa missionária do projeto “Salama!”.

O CMAB organiza a animação e a cooperação missionárias na Arquidiocese, trabalhando em consonância com as Obras Missionárias Pontifícias e os centros de animação missionária dos Institutos Missionários.

Além da dinamização do Outubro missionário, o CMAB coordena o projeto Salama!, de Cooperação Missionária entre as Dioceses de Braga e Pemba (Moçambique), e enviou, desde 2016, 12 voluntários missionários para a Paróquia de Santa Cecília de Ocua (Pemba) em projectos de longa duração (mínimo de um ano) e outra dúzia em projectos de curta duração.