12 novembro 2021

Bispos declararam São Bartolomeu dos Mártires “padroeiro dos Catequistas”

DACS com Agência Ecclesia

D. António Moiteiro destacou o papel do o santo português na “formação, na catequese e na pregação”.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) aprovou esta quinta-feira a proposta de proclamar São Bartolomeu dos Mártires (1514-1590) como “padroeiro dos Catequistas”.

A proposta foi apresentada pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé à Assembleia Plenária dos bispos portugueses, que a votaram favoravelmente, “por unanimidade”.

D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal, refere que a figura de São Bartolomeu dos Mártires e a sua importância histórica “encontram paralelo na actualidade” e que este é um grande exemplo de evangelizador”.

O responsável recordou o santo português e destacou o seu papel na “formação, na catequese e na pregação”, e disse que a catequese, “como a temos nos últimos cinco séculos, é resultado de um trabalho fundamental do Concílio de Trento que reagiu, com formação do clero, a criação de seminários e a renovação da catequese, à ignorância da época e à reforma protestante”.

Tornado santo a 5 de Julho de 2019 através de uma canonização equipolente (dispensando o milagre), Frei Bartolomeu dos Mártires foi arcebispo de Braga entre 1559 e 1582, período no qual desempenhou um papel de grande relevo no Concílio de Trento. O arcebispo distinguiu-se também pela sua enérgica actividade pastoral, visitando vários locais da Arquidiocese que, naquele tempo, compreendia as actuais diocese de Bragança-Miranda, Viana do Castelo e Vila Real.