11 outubro 2021

IPSS Canónicas e Misericórdias realizam II encontro anual

dacs

Encontro no dia 14 terá início às 10h00, no Espaço Vita, e será presidido pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga. Inscrições já estão abertas.

O Departamento Arquidiocesano para as IPSS Canónicas e Misericórdias irá promover, na próxima quinta-feira, dia 14 de Outubro, o II encontro anual das IPSS Canónicas e Misericórdias.

O encontro terá início às 10h00, no Espaço Vita, e será presidido pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga. Depois da oração inicial e intervenção do Arcebispo, o encontro irá concentrar-se em dois temas.

A importância dos planos de acção e actividades para as IPSS’s Canónicas é o assunto que será abordado pelo padre Sérgio Torres, director do Secretariado Diocesano de Pastoral. De seguida, Fátima Amorim, Presidente da ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores/Minho) falará sobre O que ter em conta na elaboração dos orçamentos das IPSS.

São dois temas de extrema importância para que as IPSS fiquem munidas de instrumentos necessários, que as capacitem a programar o próximo ano, que se prevê de alguma dureza e cheio de dificuldades. Muitas das nossas instituições enfrentam dificuldades nunca antes colocadas. Os fiéis e muitos beneméritos, que até agora têm sido o suporte local de muitas instituições, quer pelo seu voluntariado, quer pela generosidade financeira, também eles começaram a enfrentar várias dificuldades que merecem a nossa atenção e apoio, explica o Departamento Arquidiocesano para as IPSS Canónicas e Misericórdias em comunicado.

O Departamento refere ainda que o encontro surge numa altura em que se pretende “dar o salto por cima do «furacão» chamado pandemia, que abalou a estabilidade e a fragilidade de instituições e dos utentes, como meio de congregar vontades e propor alternativas para que aqueles que mais precisam de ajuda não sejam afectados.

“Onde há amor, nascem gestos, como lema catalisador, será a proposta de conduta (acção) para todas e todos os que continuam a ter a coragem de não desistir nesta hora de «vendavais e desconfianças» para com as instituições que comungam deste cariz sócio pastoral”, conclui o organismo.

A inscrição para o encontro deve ser realizada através do seguinte link: https://forms.gle/hkmy4FufsxZmqDDf9.