15 julho 2021

Frei Massimo Fusarelli é o novo ministro-geral da Ordem dos Frades Menores

Fotografia DR

DACS com Agência Ecclesia

Os frades menores são cerca de 12.500, distribuídos por 119 países.

O frei Massimo Fusarelli foi eleito na terça-feira, 13 de Julho, como novo ministro-geral da Ordem dos Frades Menores (OFM). O franciscano, natural da Itália, tornou-se assim o 121.º representante de São Francisco de Assis, num mandato de seis anos que dura até 2027.

Frei Massimo, de 58 anos, nasceu em Roma a 30 de Março de 1963 e vestiu o hábito franciscano pela primeira vez em 28 de Julho de 1982, fazendo a profissão solene na Igreja de São Francisco do Tivoli a 30 de Setembro de 1989, quando foi ordenado sacerdote.

Francisco enviou uma mensagem ao novo responsável franciscano, afirmando que, “ao ouvir a notícia da sua eleição, felicito e asseguro-lhe a minha oração e bênção, para que o Senhor o assista e guarde no desempenho do seu serviço. Que o pai seráfico São Francisco seja um incentivo ao guiar os seus frades”.

A Província Portuguesa da OFM congratulou-se com a eleição do frei Massimo, augurando as melhores bênçãos de Deus e de S. Francisco para o mandato que os irmãos acabam de lhe confiar.”

A designação de ministro, acrescenta o texto, “vem diretamente do fundador, São Francisco de Assis, segundo o qual, os irmãos eram todos iguais, devendo evitar entre si a designação de superior”.

Os frades menores são cerca de 12.500, distribuídos por 119 países. A eleição teve lugar no Colégio Internacional São Lourenço de Brindisi, em Roma.