15 abril 2021

CEP realizou 200.ª Assembleia Plenária

dacs

Pandemia de Covid-19, sustentabilidade das instituições de solidariedade social e ministérios laicais foram alguns dos assuntos abordados.

A Conferência Episcopal Portuguesa esteve reunida desde segunda-feira, dia 12 de Abril, até ao dia de hoje, naquela que constituiu a sua 200.ª Assembleia Plenária. Pela segunda vez consecutiva, a Assembleia é celebrada durante a pandemia de Covid-19.

Os tempos actuais e a importância dos meios digitais foram, aliás, assuntos de reflexão durante a Assembleia, que considera a saída da pandemia como "ocasião para a renovação da vida da Igreja e da sua missão no mundo".

Entre outros assuntos, os responsáveis eclesiais manifestaram a sua "preocupação e solidariedade pelos que foram atingidos por desastres naturais, como recentemente em Timor, e pelas inúmeras vítimas de terrorismo e de guerra, como acontece na Província de Cabo Delgado em Moçambique".

sustentabilidade das instituições de solidariedade social foi outro dos assuntos abordados: segundo a CEP, "a epidemia tornou evidente que, além do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, devem poder contar com o apoio logístico e financeiro do Ministério da Saúde".

Foram ainda aprovados dois documentos: “O Diácono Permanente na Igreja em Portugal” e a Nota Pastoral "A propósito dos 25 anos da Peregrinação Nacional dos Acólitos", que decorre no próximo dia 1 de Maio no Santuário de Fátima.

A Assembleia iniciou também uma reflexão sobre os "ministérios laicais numa Igreja ministerial", que continuará em "processo sinodal junto das instâncias diocesanas e das comissões episcopais, antes de ser objecto de decisão em próxima Assembleia Plenária".

A Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé apresentou ainda o “Itinerário de iniciação à vida cristã com as famílias, com as crianças e com os adolescentes”, uma proposta catequética que dá relevo à família enquanto Igreja doméstica.

A CEP procedeu ainda às seguintes nomeações para o triénio 2021-2024: o padre José Luís Gonçalves da Costa e o Diácono José Farinha de Noronha e Andrade (Patriarcado de Lisboa) foram nomeados, respectivamente, Coordenador e Coordenador-Adjunto da Pastoral Penitenciária; o padre Miguel Mário Lopes Neto (Diocese do Algarve), Director da Obra Nacional da Pastoral do Turismo; o cónego José Manuel dos Santos Ferreira, pároco de Santa Maria de Belém (Patriarcado de Lisboa), Assistente Nacional da Legião de Maria; o cónego Eduardo Jorge Gomes da Costa Duque (Arquidiocese de Braga) foireconduzido como Assistente Nacional do Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior.

Pode ler aqui o comunicado da Assembleia na íntegra.