30 janeiro 2020

Bispos católicos rejeitam plano de Trump para a Terra Santa

Fotografia Lusa/EPA

DACS com Vatican News/Ecclesia/Economist

Bispos da região alertam para “derramamento de sangue” e criticam a proposta por ser “unilateral”.

Os bispos católicos da Terra Santa manifestaram a sua rejeição do plano de paz para o Médio Oriente apresentado esta Terça-Feira pelo presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump.

“Esse plano não trará soluções, mas criará mais tensões e provavelmente mais violência e derramamento de sangue”, advertem os responsáveis.

Trump apresentou a sua “visão” para um plano de paz no Médio Oriente, falando de “solução realista de dois Estados” e anunciando Jerusalém como “a capital indivisível de Israel”.

A Assembleia dos Ordinários Católicos da Terra Santa, no entanto, recorda que o conflito israelo-palestino está “há décadas” no centro de “muitas iniciativas de paz e propostas”, considerando que é necessário “o acordo dos dois povos, israelitas e palestinos”, numa base de “igualdade de direitos e dignidade”.

No entendimentos dos bispos católicos da região, o plano ‘Peace to Prosperity’, apresentado pelo presidente dos EUA, não respeita essas condições.

Não dá dignidade e direitos para os palestinos”, dizem, considerando que esta iniciativa é unilateral, pois apoia quase todas as exigências de um lado, o de Israel, e a sua agenda política. Por outro lado, esse plano não leva em consideração as justas exigências do povo palestino sobre a sua terra natal, os seus direitos e a sua dignidade de vida”.

Os responsáveis católicos esperam que os acordos anteriores assinados entre as duas partes sejam “respeitados e melhorados”, com base na “completa igualdade humana entre os povos”.

A Assembleia dos Ordinários Católicos da Terra Santa representa os ritos latino, melquita, maronita, sírio, arménio e caldeu, em comunhão com Roma.

A proposta do presidente dos EUA abre caminho à anexação, por Israel, de grandes áreas da Cisjordânia – incluindo todo o Vale do Jordão – que são actualmente colonatos construídos em terra ocupada por Israel desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967, e considerados ilegais pela comunidade internacional, à luz da Convenção de Genebra relativa à Protecção de Pessoas Civis em Tempo de Guerra.

Na prática, a proposta torna o Estado palestiniano numa colecção de territórios ligados por pontes ou túneis, pondo fim à já moribunda solução dois Estados.

Na apresentação do plano, Trump tanto garantiu que Jerusalém será a capital “indivisível” de Israel como prometeu que o futuro Estado palestiniano teria a capital situada algures em Jerusalém Oriental, contradizendo-se.