9 fevereiro 2024

Preparação Penitencial – Confissão

@daliturgia

Quinta Catequese Mistagógica como preparação para o 5º Congresso Eucarístico Nacional

A confissão é feita por toda a comunidade em uníssono e termina com a absolvição do sacerdote; esta absolvição, porém, carece da eficácia do sacramento da penitência.

Cada cristão declara-se diante de Deus e dos irmãos inteiramente pecador: nos pensamentos, nas palavras, nas ações e nas omissões. Depois de assumir a tríplice manifestação de culpa perante o pecado de que é consciente, abre-se à oração de intercessão da Virgem Maria, dos anjos, dos santos e dos irmãos, igualmente pecadores. A fórmula da confissão manifesta um sentido de comunhão da Igreja peregrina e triunfante no reconhecimento do pecado e na abertura ao amor misericordioso de Deus.