Arquidiocese de Braga -

23 fevereiro 2022

Agências funerárias participaram em formação em Braga

Fotografia

@daliturgia

Agências funerárias oriundas das dioceses de Braga, Porto e Lamego marcaram presença na formação a elas destinadas, que aconteceu no passado sábado, dia 19 de fevereiro, no Centro Pastoral da Arquidiocese de Braga, entre as 09h00 e as 12h30.

\n

Ao longo desta manhã de formação, foram abordadas três temáticas para valorizar o serviço humano, cristão e litúrgico que é levado a cabo pelas agências funerárias. A manhã começou com o tema das normas canónicas para os funerais cristãos, orientado pelo cónego Joaquim Félix. Seguiu-se a abordagem da dimensão simbólica da Liturgia das Exéquias, aprofundada por D. Bernardino Costa. Para concluir a manhã de formação, o padre Jorge Vilaça abordou a dimensão antropológica da morte e do morrer, a partir da perspetiva cristã.

No final da manhã foi certificada a formação aos agentes funerários presentes: de Barcelos, A Funerária de Martim, Irmãos Silva – Agência Funerária, Agência Funerária de Barcelinhos, Funerária Cibrão e Funerária Contenças; de Braga, Funerária Santo Adrião e A Funerária de São Vicente; de Cabeceiras de Basto, Funerária Cabeceirense; de Esposende, Agência Funerária José Cardoso; de Guimarães / Vizela, Agência Funerária Passos; de Lamego, Funerária Moimentense; do Porto, Cristóvão Faria – Um Funeral, uma Homenagem e Servilusa; de Terras de Bouro, Funerária Casa Hortas; de Vila do Conde / Póvoa de Varzim, Agência Funerária de Beiriz; de Vila Nova de Famalicão, Centro Funerário Godinho; de Vila Verde, Agência Funerária Valbonense e Funerária Europa.

Este encontro, organizado pelo Serviço de Ministérios Litúrgicos do Departamento Arquidiocesano para a Liturgia, contou ainda com a presença de D. José Cordeiro, arcebispo primaz, que não só dirigiu uma palavra de incentivo aos participantes e aos organizadores, como quis estar presente em toda a jornada formativa.