23 junho 2021

Senhora de Antime cumpre-se com programa iminentemente religioso e cultural

José António Ribeiro de Lima Carneiro

Pelo segundo ano não se realizará a majestosa procissão-romagem impossibilitada pela pandemia mas os peregrinos e romeiros poderão viver e cumprir a devoção secular

Pelo segundo ano consecutivo, a pandemia da covid19 impede a realização da majestosa procissão-romagem da festa da Senhora da Misericórdia de Antime, mas não impossibilita a devoção mariana dos peregrinos e romeiros fafenses que poderá ser vivenciada entre os dias 5 e 14 de Julho.

Como se conhece desde há séculos, em terras de Fafe, a modalidade desta festa volta a não ser possível este ano e, por isso, foi tornado público, em conferência de imprensa, um programa similar ao do ano passado, iminentemente religioso e cultural que será vivido dentro das contingências pandémicas, mas sem impedir o fervor espiritual e a devoção mariana.

A organização destas iniciativas religiosas e culturais está a cargo das paróquias de Santa Maria de Antime e Santa Eulália de Fafe e envolvem todas as comunidades que formam o arciprestado deFafe . A todos se lança o desafio de colocar nas janelas ou varandas um estandarte ou bandeira mariana ou algum sinal festivo.

A todos os devotos, romeiros e pereginos de Nossa Senhora da Misericórdia de Antime se pede um comportamento condizente com as festividades religiosas assim como a responsabilidade cívica do cumprimento de todas as regras de segurança impostas pela pandemia.

Programa

De 5 a 11 - Imagem exposta à veneração dos fiéis, na Igreja de Antime, entre as 18h às 22h.

Dia 5 a 9 - Missa com Pregação, a cargo do Diác. Artur Ribeiro, na Igreja de Antime, às 19h.

Dia 10, Sábado - Adoração ao Santíssimo com terço eucarístico, na Igreja de Antime, às 20h, transmitida na FafeTV.

Dia 11, Domingo

9h - Missa Solene presidida por D. Jorge Ortiga, solenizada pelo Coral de Antime, transmitida na Fafe TV. Após a Missa, a imagem estará exposta à veneração dos fiéis, na Igreja de Antime.

19h - Transporte da imagem de Nossa Senhora para a Igreja Nova de S. José, onde ficará exposta à veneração dos fiéis.

De 12 a 14 - Imagem exposta à veneração dos fiéis, na Igreja Nova de S. José. Às 9h e 19h, haverá Missa.

Momentos Culturais:

Dia 10 – Concerto de Música, em parceria com a Academia de Música José Atalaya, transmitido pela Fafe TV, às 21h30.

Dia 13 – Conversa sobre “As festas de Nossa Senhora de Antime”, com Artur Coimbra, na Igreja Nova de S. José, 21h30 (presencial e online).