Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Vocações na Igreja
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 3 Dez 2022
Agentes de Pastoral desafiados à verdadeira felicidade que emana da Vocação
Iniciativa destinou-se ao Arciprestado de Terras de Bouro.

Realizou-se no passado dia 1 de dezembro, no Centro Pastoral da paróquia de Moimenta-Covas, na vila de Terras de Bouro, um Fórum Vocacional e Oração promovido pelo Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional, subordinado ao tema “Feliz de ti que acreditaste”, que contou com participação dos agentes de pastoral do Arciprestado de Terras de Bouro.

O encontro iniciou por volta das 9h30 com uma dinâmica de acolhimento. Nesse momento, também o Pe. Almerindo Costa, enquanto Arcipreste anfitrião, quis dirigir uma palavra de acolhimento e gratidão aos agentes de pastoral presentes. Seguiu-se depois um tempo de oração, assim como uma breve contextualização sobre o teor de todo o encontro que, a partir de uma passagem do Evangelho de S. Lucas, que relata a visita de Maria à sua prima Isabel, procurou “vincar a dimensão vocacional da vida, assim como a relação interdependente e íntima entre Oração e Vocação”, lembrando os agentes de pastoral “que o caminho da vocação, que todos somos convidados a percorrer, como Igreja sinodal e samaritana, dá sentido à nossa vida e conduz-nos sempre à verdadeira felicidade”.

Depois disso, teve lugar um painel de teor vocacional e testemunhal que contou com a partilha de diferentes elementos do Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional. Durante este momento, tendo como ponto de partida a mesma passagem do Evangelho antes escutada, foi possível refletir sobre “o tempo de Deus, sempre perfeito e oportuno e tantas vezes diferente dos nossos tempos”, sem esquecer “o inesperado de Deus e o modo surpreendente como muitas vezes nos chama e interpela, parecendo mudar e ‘estragar’ os nossos planos”. Além disso, esta partilha evocou também “as dúvidas e a procura de respostas, a busca da luz de Deus, durante todo o processo de discernimento vocacional, ao mesmo tempo que devemos também ser portadores e anunciadores dessa Luz, deixando que ela nos leve mais longe, para vivermos a alegria do encontro com os outros e a partir do serviço aos outros, tal como aconteceu com Maria e com Isabel”.

Depois de uma pausa para o lanche e um breve tempo de confraternização, a última parte do encontro, que terminou ao final da manhã, foi de adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Paroquial de Moimenta-Covas. Diante de Jesus “que a todos nos chama e ama”, cada um foi interpelado “a reconhecer as maravilhas que Deus realiza em nós e por nosso meio, sendo convidado a reafirmar o seu compromisso vocacional com um sim convicto e confiante como o de Maria, capaz de encher de amor a vida de cada um e a vida de toda a Igreja”.

Departamento para as Vocações na Igreja

Rua S. Domingos, 94 B