20 março 2023

Agentes de pastoral de Guimarães e Vizela interpelados a “tomar a Cruz” com a mesma diligência de Maria

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional

Encontro marcou abertura da Semana das Vocações na Arquidiocese

No passado sábado, dia 18 de março, às 9h30, o Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga promoveu um encontro com os agentes de pastoral do Arciprestado de Guimarães e Vizela com o objetivo de envolver e implicar todas as comunidades na vivência da Semana de Oração pelas Vocações da Arquidiocese, que este ano acontecerá neste Arciprestado.

Este encontro, o primeiro do recheado programa de iniciativas, traçado para assinalar e celebrar esta Semana, congregou no Auditório Paroquial de Azurém inúmeros agentes de pastoral, desde párocos, catequistas, coordenadores de grupos de jovens, coordenadores de acólitos, chefes de guias de Portugal, chefes de escuteiros, professores de EMRC, líderes de grupos Semeadores de Esperança, grupos sinodais, conselhos económicos, confrarias, entre outros.

O encontro iniciou com uma palavra de acolhimento por parte do Pe. Samuel Vilas Boas, Arcipreste de Guimarães e Vizela, que lembrou a importância do Arciprestado acolher a celebração da Semana de Oração pelas Vocações, devendo cada um implicar-se para que a mesma possa ser vivida de forma intensa e gerar os melhores frutos.

Posto isto, os elementos da equipa da Pastoral Vocacional da Arquidiocese conduziram o encontro, composto por dinâmicas, cânticos, meditação da Palavra de Deus, trabalho de grupo e oração, que procuraram ajudar os presentes a melhor perceber que “a vocação, seja ela qual for, aponta-nos sempre para a Cruz, isto é, para a entrega da vida, para o serviço aos irmãos”. Deste modo, “cada um é chamado a tomar a Cruz, a cumprir o mandamento do amor, a deixar que Deus o habite, a ser edificador de uma Igreja sinodal samaritana, a curar as feridas dos irmãos, a caminhar para a Santidade”. Ao mesmo tempo, isso implica “ajudar outros a conhecer o amor de Deus, a vivê-lo, a experimentá-lo, a também anunciá-lo”, isto é, implica “fazer-se próximo e acompanhar cada um daqueles que o Senhor nos confia, ajudando-os a viver um processo de verdadeiro discernimento vocacional, de descoberta do sonho, do projeto de felicidade, que Deus tem para cada um, sempre contando com a presença materna, o colo, o amparo e o testemunho diligente, fiel e alegre de Maria, a Senhora do Sim”.

Durante o encontro foi também apresentado o programa desta semana, explicando-se as diversas atividades que o compõem e envolvendo-se os agentes de pastoral presentes na participação, divulgação e concretização das mesmas.

Antes do encontro terminar, tomou a palavra o Cón. Mário Martins, Coordenador do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional. Referindo que “a vocação é determinante e central na vida de cada pessoa, na medida em que se prende com a realização pessoal e com a felicidade de cada um”, enfatizou que “os agentes de pastoral são aqueles que devem ajudar os outros a tomar consciência da vocação a que são chamados e do seu lugar na missão da Igreja”. Além disso, o sacerdote, aproveitando para dirigir uma palavra de agradecimento a todos os presentes e envolvidos neste encontro, destacou que “a celebração da Semana de Oração pelas Vocações é de âmbito arquidiocesano, sendo que este ano se centra e concretiza no Arciprestado de Guimarães e Vizela”, procurando “marcar e enriquecer a vida do mesmo”, acrescentando ainda que, para tal, cada um deve “imitar Maria na sua diligência, na pressa de partir para servir e amar”.