XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 8 Abr 2023
Effathá#334
Boletim Paroquial de 10 a 16 de Abril

MEMSAGEM PASCAL 2023
A Páscoa é a expressão máxima da nossa fé.
Ela celebra a presença de um Deus que puro e excessivo amor, vence a pior das prisões ou escravidões: a morte.
Jesus Cristo foi ressuscitado por Deus. Com este evento tudo muda na história e na vida da humanidade.
Ele liberta-nos da escravidão da morte
e abre-nos as portas da vida eterna, da vida plena.
Desejamos que esta vida em Jesus Cristo, possa ser acolhida e celebrada por cada um de nós.
Fazemos por isso votos de uma Santa e Fecunda Páscoa,
a cada um e cada família, para que nunca vos falte
a Vida que vem de Deus.

TEMPO PASCAL – DINÂMICA PASTORAL/LITÚRGICA: Deus toma a iniciativa de nos visitar, em seu filho Jesus Cristo, mas não nos deixa sozinhos nem nos abandona. Ele habita entre nós e, mais ainda, em nós. Esta presença de Deus na nossa vida concreta suscita o desejo de O acolhermos. Aí surge um ponto de encontro, uma casa habitada por Deus na nossa humanidade e na nossa história. Este dinamismo implica não conceber a nossa vida cristã, de relação com Deus e com todas as pessoas, como algo estático, mas como um processo. Aliás, os grandes exemplos de humanidade colocam-se sempre a caminho e desafiam-nos a entrar neste dinamismo. O caminho já iniciado na Quaresma leva-nos agora à missão Pascal. Deus não só está em nós para nos libertar, Ele também está entre nós e nos confere uma missão, libertar todos aqueles com quem nos cruzamos. O ciclo litúrgico da Quaresma e Páscoa é o tempo favorável para deixarmos que a visita de Deus à nossa humanidade produza os seus frutos: a conversão e a missão. Se na Quaresma nos despimos (tenda despojada) e fizemos um caminho de maior interioridade, para perceber os sinais de conversão que somos chamados a realizar, agora no Tempo Pascal somos provocados com este mote: “Alarga a tua tenda!”, correspondendo ao desafio evangelizador de revelar o Reino de Deus em pessoa, Jesus Cristo, nos caminhos percorridos pelos seus discípulos missionários, uma vez que habita entre nós. Por isso, o símbolo escolhido para a caminhada da Páscoa continua a ser a tenda. Durante a Quaresma, ela foi despojada, descoberta, permanecendo apenas a sua estrutura. Agora, no tempo da Páscoa, ela está revestida de verdes e flores. Neste processo de alargar a tenda, dela surgirá um caminho com várias setas, que apontarão as diversas direções que a missão de evangelizar pode assumir. Em cada Domingo, Páscoa Semanal do Senhor, vamos descobrindo a missão que nos é confiada.

AGRADECIMENTO: agradecemos à Confraria das Santas Chagas e a todos os que fizerem com que o Tríduo Pascal e a Páscoa fossem celebrados com simplicidade e solenidade.

OFERTA PAROQUIAL E FOLAR - GRATIDÃO: estamos muito gratos a todos os que fizeram a sua oferta paroquial para que a paróquia continue a sua missão de evangelizar. Agradecemos de igual modo, os gestos de estima pelo pároco com a oferta do folar. A vossa ajuda ajudar-nos-á a cumprir os nossos compromissos. Contamos convosco.

BÊNÇÃO DAS GRÁVIDAS: no dia 7 de maio, Dia da Mãe, na Eucaristia das 11h15, procederemos à bênção das mães grávidas. Para o efeito, pedimos que as famílias se inscrevam na sacristia ou no cartório paroquial, por email ou por whatsApp 962 740 789. Desde já os nossos parabéns.

ATENDIMENTO PAROQUIAL: esta semana não haverá atendimento do pároco. contacte-nos para agendar por e-mail: whatsApp 962 740 789, telefone 253 314 279 ou comunidadestoadriao@arquidiocese-braga.pt. Obrigado!

OFERTA PAROQUIAL: pode ainda fazer a Oferta no cartório paroquial ou colocando o envelope no cesto do ofertório das Missas. Ou ainda através de MBWAY (962 740 789), através do site da paróquia, no menu DONATIVOS ou por transferência bancária PT50 0033000045 333699908 05 (Millenium BCP) ou PT50 0018212403355874020 35 (Santander Totta S.A.). Em qualquer do casos indique sempre o nome do chefe de família e a que se destina a oferta. Indique de igual modo o NIF se desejar receber recibo. Gratos pela generosidade e corresponsabilidade de todos.

CONTRIBUTO PENITENCIAL: se não o fez, pode ainda fazer o contributo das suas renúncias quaresmais e colaborar com o Contributo Penitencial, que, por indicação do Sr. Arcebispo, destina-se ao Fundo Partilhar com Esperança e à Diocese de Pemba, Moçambique e prolongar-se-á até ao Pentecostes. Faça o seu contributo penitencial, pondo o seu donativo num envelope com a indicação Contributo Penitencial. Gratos pela generosidade.

Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga